Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee2Martelet, Michele-
dc.contributor.referee3Souza, Flávia Burdzinski de-
dc.creatorKielbowicz, Eliane-
dc.date2018-12-14-
dc.date.accessioned2019-03-14T20:07:26Z-
dc.date.available2019-03-14T20:07:26Z-
dc.date.issued2019-02-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2591-
dc.description.resumoO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem contribuído para a formação profissional de estudantes de Pedagogia. O interesse em pesquisar sobre o assunto surgiu durante o período de participação como bolsista desse programa. Diante disso, ao longo do trabalho, busco pesquisar de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem contribuindo para a formação profissional de estudantes de Pedagogia que participa(ra)m do programa, pois o mesmo nos concede a oportunidade de, desde a vida acadêmica, conhecer o trabalho realizado nas salas de aulas e em todo o espaço escolar.O objetivo do trabalho foi o de pesquisar sobre o PIBID Pedagogia Campus Erechim,bem como suas contribuições para a formação profissional de estudantes de Pedagogia que participa(ra)m do programa.O percurso metodológico foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)e complementado com entrega de questionário a participantes do PIBID Pedagogia UFFS a partir de uma pesquisa de campo. Para entendermos melhor esta abordagem, buscamos as bases em autores como Freire (2010),Nóvoa (2011), Pimenta(2005), Tardif (2002)eVygotsky (1994). Além da revisão bibliográfica, foi realizada a entrega de um questionário para os coordenadores, professores, supervisores e alunos bolsistas que participa(ra)m do programa.Ao término da pesquisa, podemos observar que são muitas as motivações que levaram os sujeitos a participarem do programa (PIBID). Algumas dessas motivações sãoque o Programa PIBID é uma iniciativa que buscapotencializar as vivências práticas para a docência na formação inicial de professores. As principais contribuições do PIBID para formação profissional dos estudantes do Curso de Pedagogia da UFFS/Erechim são que o PIBID, para muitos, representa o primeiro contato com o dia a dia em sala de aula, o que éuma experiência importante para o futuro docente, bem como auxilia também no momento dos estágios obrigatórios.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-22T13:38:16Z No. of bitstreams: 1 KIELBOWICZ.pdf: 652437 bytes, checksum: 4b792430f97344d6d510dd1feb861271 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-14T20:07:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KIELBOWICZ.pdf: 652437 bytes, checksum: 4b792430f97344d6d510dd1feb861271 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T20:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KIELBOWICZ.pdf: 652437 bytes, checksum: 4b792430f97344d6d510dd1feb861271 (MD5) Previous issue date: 2019-02-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica à Docência (PIBID) e a formação profissional de estudantes de Pedagogiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KIELBOWICZ.pdf637,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.