Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2591
Type: Monografia
Título : O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica à Docência (PIBID) e a formação profissional de estudantes de Pedagogia
Author: Kielbowicz, Eliane
First advisor: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee2: Martelet, Michele
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Flávia Burdzinski de
Resume: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem contribuído para a formação profissional de estudantes de Pedagogia. O interesse em pesquisar sobre o assunto surgiu durante o período de participação como bolsista desse programa. Diante disso, ao longo do trabalho, busco pesquisar de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem contribuindo para a formação profissional de estudantes de Pedagogia que participa(ra)m do programa, pois o mesmo nos concede a oportunidade de, desde a vida acadêmica, conhecer o trabalho realizado nas salas de aulas e em todo o espaço escolar.O objetivo do trabalho foi o de pesquisar sobre o PIBID Pedagogia Campus Erechim,bem como suas contribuições para a formação profissional de estudantes de Pedagogia que participa(ra)m do programa.O percurso metodológico foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)e complementado com entrega de questionário a participantes do PIBID Pedagogia UFFS a partir de uma pesquisa de campo. Para entendermos melhor esta abordagem, buscamos as bases em autores como Freire (2010),Nóvoa (2011), Pimenta(2005), Tardif (2002)eVygotsky (1994). Além da revisão bibliográfica, foi realizada a entrega de um questionário para os coordenadores, professores, supervisores e alunos bolsistas que participa(ra)m do programa.Ao término da pesquisa, podemos observar que são muitas as motivações que levaram os sujeitos a participarem do programa (PIBID). Algumas dessas motivações sãoque o Programa PIBID é uma iniciativa que buscapotencializar as vivências práticas para a docência na formação inicial de professores. As principais contribuições do PIBID para formação profissional dos estudantes do Curso de Pedagogia da UFFS/Erechim são que o PIBID, para muitos, representa o primeiro contato com o dia a dia em sala de aula, o que éuma experiência importante para o futuro docente, bem como auxilia também no momento dos estágios obrigatórios.
Palabras clave : Formação de professores
Formação continuada do professor
Políticas públicas
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2591
Fecha de publicación : 14-feb-2019
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KIELBOWICZ.pdf637,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.