Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2591
Type: | Monografia |
Title: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica à Docência (PIBID) e a formação profissional de estudantes de Pedagogia |
Author: | Kielbowicz, Eliane |
First advisor: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martelet, Michele |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Flávia Burdzinski de |
Resume: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem contribuído para a formação profissional de estudantes de Pedagogia. O interesse em pesquisar sobre o assunto surgiu durante o período de participação como bolsista desse programa. Diante disso, ao longo do trabalho, busco pesquisar de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem contribuindo para a formação profissional de estudantes de Pedagogia que participa(ra)m do programa, pois o mesmo nos concede a oportunidade de, desde a vida acadêmica, conhecer o trabalho realizado nas salas de aulas e em todo o espaço escolar.O objetivo do trabalho foi o de pesquisar sobre o PIBID Pedagogia Campus Erechim,bem como suas contribuições para a formação profissional de estudantes de Pedagogia que participa(ra)m do programa.O percurso metodológico foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)e complementado com entrega de questionário a participantes do PIBID Pedagogia UFFS a partir de uma pesquisa de campo. Para entendermos melhor esta abordagem, buscamos as bases em autores como Freire (2010),Nóvoa (2011), Pimenta(2005), Tardif (2002)eVygotsky (1994). Além da revisão bibliográfica, foi realizada a entrega de um questionário para os coordenadores, professores, supervisores e alunos bolsistas que participa(ra)m do programa.Ao término da pesquisa, podemos observar que são muitas as motivações que levaram os sujeitos a participarem do programa (PIBID). Algumas dessas motivações sãoque o Programa PIBID é uma iniciativa que buscapotencializar as vivências práticas para a docência na formação inicial de professores. As principais contribuições do PIBID para formação profissional dos estudantes do Curso de Pedagogia da UFFS/Erechim são que o PIBID, para muitos, representa o primeiro contato com o dia a dia em sala de aula, o que éuma experiência importante para o futuro docente, bem como auxilia também no momento dos estágios obrigatórios. |
Keywords: | Formação de professores Formação continuada do professor Políticas públicas |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2591 |
Issue Date: | 14-Feb-2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KIELBOWICZ.pdf | 637,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.