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Tipo: Monografia
Título: Transição entre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e o Programa Mais Alfabetização: expectativas de professoras de escolas estaduais do município de Erechim/RS
Autor(es): Stahelski, Luciane
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Terceiro membro da banca: Martelet, Michele
Resumo: O presente trabalho de pesquisa discute a transição entre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Programa Mais Alfabetização em escolas públicas estaduais no município de Erechim/RS. O estudo visa investigar as expectativas de professoras de escolas públicas estaduais do município de Erechim/RS em relação à transição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para o Programa Mais Alfabetização, uma vez que, como justificativa para a implantação do Programa Mais Alfabetização, o governo não deu continuidade ao PNAIC e usou os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), os quais indicaram baixos índices de alfabetização das crianças brasileiras que concluíram o 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa tem por objetivos específicos analisar a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do Programa Mais Alfabetização e averiguar as expectativas das professoras alfabetizadoras das escolas públicas estaduais do município de Erechim/RS com relação ao Programa Mais Alfabetização. A partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de Estado de Conhecimento, é possível afirmar que esta mudança no processo de alfabetização das crianças visa melhorias no nível de alfabetização das mesmas, mas, para isso, as professoras acreditam e afirmam que é preciso um compromisso não apenas escolar, mas também social frente às mudanças educacionais para que as mesmas possam atingir seus objetivos. Para continuidade do estudo, foi realizada uma pesquisa de campo com entrega de questionários, em escolas públicas estaduais do município de Erechim/RS, para professoras que atuam no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. A intenção era analisar, após o término do PNAIC, as avaliações que elas fazem do programa e conhecer o que elas esperam em relação à nova política recém-colocada em ação pelo governo federal. Após a análise das respostas das professoras, foram construídas Categorias de Análise a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). As categorias definidas foram: i) Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): avaliação dos sujeitos da pesquisa, na qual foi agrupado o que as professoras relatam como pontos positivos e pontos negativos do PNAIC; ii) A transição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para o Programa Mais Alfabetização na perspectiva dos professores, na qual os participantes da pesquisa relataram como está acontecendo nas escolas esta transição, descrevendo se, de fato, isso está ocorrendo ou simplesmente um programa foi rompido para a execução de outro; e iii) Expectativas dos professores em relação ao Programa Mais Alfabetização, que apresenta as expectativas das professoras, analisando o que elas esperam em relação a esta nova política pública de alfabetização. Diante disso, é possível concluir que as professoras afirmam que o PNAIC proporcionou a elas uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula, bem como promoveu a troca de experiência entre as professoras atuantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Apesar da mudança, as professoras encontram-se confiantes, visando por bons resultados frente à nova política. Os sujeitos desse estudo defendem que estes programas que são desenvolvidos pelo governo federal sejam mantidos com seriedade a fim de atingir os objetivos traçados, ou seja, avançar no índice de alfabetização das crianças brasileiras. Além disso, paira a dúvida sobre como e se terá continuidade o investimento na formação continuada de professores, tal como era feito no PNAIC.
Palavras-chave: Escola pública
Alfabetização
Política educacional
Políticas públicas
Expectativas do professor
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2593
Data do documento: 15-Fev-2019
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