Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2594
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Aprender ciências por meio do lúdico: jogos didáticos e a iniciação à docência
Autor(es): Portes, Hulda Priscila Vieira
Primeiro Orientador: Santos, Eliane Gonçalves dos
Resumo: O presente artigo refere-se à utilização e a função dos Jogos Didáticos (JD), como uma metodologia diferenciada no ensino de Ciências e Biologia. Estes Jogos foram produzidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Ciências e Ciências Biológicas, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo- RS. Os Jogos abordam diversos conteúdos direcionados ao ensino de Ciências do Ensino Fundamental e também ao ensino de Biologia do Ensino Médio. No total foram analisados quarenta e cinco (45) jogos, com destaque para o nível de escolaridade, os objetivos de cada jogo e suas respectivas categorias que são: apresentar, Ilustrar, revisar/sintetizar ou avaliar os conteúdos. Enfatizando que trabalhar com Jogos Didáticos no ensino de Ciências e Biologia propicia desenvolver o lúdico e a interação entre aluno-aluno e aluno-professor, assim, como pode estabelecer uma nova forma de ensinar e aprender.
Abstract/Resumen: This article refers to the use and function of Educational Games (JD) as a different methodology in the teaching of science and biology. These games were produced by Scholarship students from the Initiation Program of scholarship to Teaching Iniciation (PIBID) Subproject Sciences and Biological Sciences of Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo- RS. The games discuss many contents been directed to elementary school science teaching and to high school biology teaching. In total were analyzed forty-five (45) games, highlighting the level of education, the objectives of each game and their respective categories are: present, illustrate, review / summarize or evaluate content. Emphasizing that work with Didactic Games in teaching science and biology provides the development of ludic and the interaction between student-student and student-teacher, this way setting up a new way of teaching and learning.
Palavras-chave: Jogos educativos
Didática
Ensino e aprendizagem
Biologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2594
Data do documento: 1-Dez-2015
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Portes.pdf429,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.