Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2596
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Concepções de educação e formação de professores de Ciências e Biologia
Autor(es): Person, Vanessa Aina
Primeiro Orientador: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de ensino presentes em narrativas de diários de bordo dos professores de Ciências e Biologia que participam de um grupo de formação continuada. A partir de análise de conteúdos das narrativas foram identificadas três concepções de ensino: Técnica, Prática e Crítica. Os resultados apontam que os professores que possuem uma concepção técnica de ensino buscam na formação continuada um método pronto para a solução de problemas encontrados no ensino, no entanto os professores que possuem as concepções prática e crítica de ensino, conseguem estabelecer transformações significativas em suas formas de conceber o ensino através da investigação da própria prática, tornam-se autônomos e conscientes sobre os processos de ensino de Ciências e Biologia e sua própria formação.
Abstract/Resumen: The objective of this research was to analyze the teaching concepts present in logbooks narratives of science and biology teachers who participate in a group of continuing education. From the narrative content analysis, it was identified three teaching concepts: Technology, Practice and Criticism. The results show that teachers that have a technical teaching concept model, look in continuing education a method ready to solve problems found in teaching, however, teachers with practical teaching conceptions and criticism are able to establish meaningful changes in their ways of thinking / conceive education through the investigation of their own criticism. They become independent and aware of science and biology teaching process and their own academic education.
Palavras-chave: Ensino
Formação de professores
Biologia
Ensino e aprendizafem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2596
Data do documento: 1-Dez-2019
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Person .pdf261,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.