Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/261
Type: Monografia
Título : Por uma abordagem interdisciplinar e resolutiva dos conflitos no espaço escolar
Author: Saul, Vera Lucia Lezina
First advisor: Arenhart, Livio Osvaldo
Resume: O presente texto trata-se de uma pesquisa bibliográfica a respeito de uma temática que tem preocupado e desestimulado os professores da rede pública. Essa temática refere-se aos conflitos escolares, suas causas e possibilidades de resolução dentro de uma perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, o trabalho realiza uma breve reflexão histórica, a fim de perceber quais são as mudanças que ocorreram nas últimas décadas na escola, pois a clientela que recebemos não é a mesma de outrora. Com essas mudanças, as metodologias, os planejamentos e as relações interpessoais utilizadas anteriormente não condizem mais com a atual necessidade. Assim, questiona-se quais as modificações ocorridas na escola pública, qual o papel da escola nessa nova realidade e quais as mudanças necessárias para o educador nesse contexto insólito. Essas questões são levantadas e a fim de refletir e minimizar muitas queixas e lamúrias ouvidas constantemente na sala dos professores e apontar possibilidades de efetivar um trabalho cotidiano com sucesso e perceber os conflitos como enriquecedores e momentos de aprendizagem.
Resumen : This text is in a literature search on a topic that has preoccupied and discouraged teachers from public schools. This theme refers to school conflicts, their causes and possible solutions within an interdisciplinary perspective. In this sense, the work is a brief historical reflection in order to understand what are the changes that have occurred in recent decades in school, because the clientele that we receive is not the same as before. With these changes, the methodologies, planning and interpersonal relationships previously used are not consistent with the most current need. So, the question is what changes occurred in public school, what the school's role in this new reality and what changes are necessary for the educator in this unusual context. These issues are raised and in order to reflect and minimize many complaints and cries heard constantly in the staff room and point out possibilities of effecting a job everyday and successfully perceive the conflict as enriching and learning moments.
Palabras clave : Interdisciplinaridade
Professores
Diversidade
Conflitos escolares
Escola pública
Resolução de conflitos
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/261
Fecha de publicación : may-2013
Aparece en las colecciones: Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SAUL.pdf243.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.