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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Pedro Augusto Pereira-
dc.creatorLansing, Jardel-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-03-27T13:35:10Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-03-27T13:35:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2657-
dc.description.resumoAs dificuldades que os alunos apresentam na compreensão dos conceitos envolvidos no conteúdo de números racionais são reconhecidos na literatura da Educação Matemática. É comum a aversão ao uso de frações e números decimais, assim como os erros cometidos ao usá-los, tanto no ensino básico como no superior. O presente trabalho propõe uma investigação para identificar as dificuldades e os percursos de superação dessas, no processo de aprendizagem de números racionais. A Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval foi utilizada para orientar a interpretação dos dados relativos às questões de aprendizagem, visto que os números racionais são estruturas matemáticas, nas quais são utilizadas diferentes representações para a relação entre o inteiro e suas partes. A consideração dos erros e a utilização desses como ponto de referência para a observação dos obstáculos de aprendizagem e suas superações, foram baseadas nas concepções de Jean Pierre Astolfi. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva (em relação às dificuldades) e explicativa (em relação à aprendizagem). Foram desenvolvidas atividades de ensino em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Chapecó-SC, com o objetivo de observar os percursos de superação das dificuldades; como essa interação tende a transformar alunos, escola e professor pelo envolvimento e geração de aprendizagem. Entendese que a presente investigação tem também características de pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de observação direta e registro em diário de campo. São ações, iniciativas e procedimentos matemáticos dos alunos durante as atividades, que foram destacados, organizados e classificados de acordo com categorias, utilizando o método de Análise de Conteúdo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-03-27T12:44:56Z No. of bitstreams: 1 LANSING.pdf: 1605609 bytes, checksum: 4ae1da060a950da2433440c81dfdc3e7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-27T13:35:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LANSING.pdf: 1605609 bytes, checksum: 4ae1da060a950da2433440c81dfdc3e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-27T13:35:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LANSING.pdf: 1605609 bytes, checksum: 4ae1da060a950da2433440c81dfdc3e7 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleDificuldades na aprendizagem de números racionaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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