Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2657
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Pedro Augusto Pereira | - |
dc.creator | Lansing, Jardel | - |
dc.date | 2018 | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-27T13:35:10Z | - |
dc.date.available | 2019 | - |
dc.date.available | 2019-03-27T13:35:10Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2657 | - |
dc.description.resumo | As dificuldades que os alunos apresentam na compreensão dos conceitos envolvidos no conteúdo de números racionais são reconhecidos na literatura da Educação Matemática. É comum a aversão ao uso de frações e números decimais, assim como os erros cometidos ao usá-los, tanto no ensino básico como no superior. O presente trabalho propõe uma investigação para identificar as dificuldades e os percursos de superação dessas, no processo de aprendizagem de números racionais. A Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval foi utilizada para orientar a interpretação dos dados relativos às questões de aprendizagem, visto que os números racionais são estruturas matemáticas, nas quais são utilizadas diferentes representações para a relação entre o inteiro e suas partes. A consideração dos erros e a utilização desses como ponto de referência para a observação dos obstáculos de aprendizagem e suas superações, foram baseadas nas concepções de Jean Pierre Astolfi. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva (em relação às dificuldades) e explicativa (em relação à aprendizagem). Foram desenvolvidas atividades de ensino em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Chapecó-SC, com o objetivo de observar os percursos de superação das dificuldades; como essa interação tende a transformar alunos, escola e professor pelo envolvimento e geração de aprendizagem. Entendese que a presente investigação tem também características de pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de observação direta e registro em diário de campo. São ações, iniciativas e procedimentos matemáticos dos alunos durante as atividades, que foram destacados, organizados e classificados de acordo com categorias, utilizando o método de Análise de Conteúdo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-03-27T12:44:56Z No. of bitstreams: 1 LANSING.pdf: 1605609 bytes, checksum: 4ae1da060a950da2433440c81dfdc3e7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-03-27T13:35:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LANSING.pdf: 1605609 bytes, checksum: 4ae1da060a950da2433440c81dfdc3e7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-27T13:35:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LANSING.pdf: 1605609 bytes, checksum: 4ae1da060a950da2433440c81dfdc3e7 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Dificuldades na aprendizagem de números racionais | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LANSING.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.