Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2657
Tipo: | Monografia |
Título: | Dificuldades na aprendizagem de números racionais |
Autor(es): | Lansing, Jardel |
Primeiro Orientador: | Borges, Pedro Augusto Pereira |
Resumo: | As dificuldades que os alunos apresentam na compreensão dos conceitos envolvidos no conteúdo de números racionais são reconhecidos na literatura da Educação Matemática. É comum a aversão ao uso de frações e números decimais, assim como os erros cometidos ao usá-los, tanto no ensino básico como no superior. O presente trabalho propõe uma investigação para identificar as dificuldades e os percursos de superação dessas, no processo de aprendizagem de números racionais. A Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval foi utilizada para orientar a interpretação dos dados relativos às questões de aprendizagem, visto que os números racionais são estruturas matemáticas, nas quais são utilizadas diferentes representações para a relação entre o inteiro e suas partes. A consideração dos erros e a utilização desses como ponto de referência para a observação dos obstáculos de aprendizagem e suas superações, foram baseadas nas concepções de Jean Pierre Astolfi. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva (em relação às dificuldades) e explicativa (em relação à aprendizagem). Foram desenvolvidas atividades de ensino em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Chapecó-SC, com o objetivo de observar os percursos de superação das dificuldades; como essa interação tende a transformar alunos, escola e professor pelo envolvimento e geração de aprendizagem. Entendese que a presente investigação tem também características de pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de observação direta e registro em diário de campo. São ações, iniciativas e procedimentos matemáticos dos alunos durante as atividades, que foram destacados, organizados e classificados de acordo com categorias, utilizando o método de Análise de Conteúdo. |
Palavras-chave: | Aprendizagem escolar Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2657 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LANSING.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.