Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2657
Type: Monografia
Título : Dificuldades na aprendizagem de números racionais
Author: Lansing, Jardel
First advisor: Borges, Pedro Augusto Pereira
Resume: As dificuldades que os alunos apresentam na compreensão dos conceitos envolvidos no conteúdo de números racionais são reconhecidos na literatura da Educação Matemática. É comum a aversão ao uso de frações e números decimais, assim como os erros cometidos ao usá-los, tanto no ensino básico como no superior. O presente trabalho propõe uma investigação para identificar as dificuldades e os percursos de superação dessas, no processo de aprendizagem de números racionais. A Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval foi utilizada para orientar a interpretação dos dados relativos às questões de aprendizagem, visto que os números racionais são estruturas matemáticas, nas quais são utilizadas diferentes representações para a relação entre o inteiro e suas partes. A consideração dos erros e a utilização desses como ponto de referência para a observação dos obstáculos de aprendizagem e suas superações, foram baseadas nas concepções de Jean Pierre Astolfi. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva (em relação às dificuldades) e explicativa (em relação à aprendizagem). Foram desenvolvidas atividades de ensino em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Chapecó-SC, com o objetivo de observar os percursos de superação das dificuldades; como essa interação tende a transformar alunos, escola e professor pelo envolvimento e geração de aprendizagem. Entendese que a presente investigação tem também características de pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de observação direta e registro em diário de campo. São ações, iniciativas e procedimentos matemáticos dos alunos durante as atividades, que foram destacados, organizados e classificados de acordo com categorias, utilizando o método de Análise de Conteúdo.
Palabras clave : Aprendizagem escolar
Matemática
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2657
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LANSING.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.