Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2663
Type: Dissertação
Title: Objetos virtuais de aprendizagem e sua aplicação no ensino de conceitos da geometria analítica
Author: Guarda, Solange Maria
First advisor: Petry, Vitor José
Resume: Na presente pesquisa propõe-se o desenvolvimento de uma proposta metodológica em uma Unidade de Aprendizagem (UA) visando à utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA’s) no ensino de geometria analítica: área do paralelogramo e do triângulo gerados por dois vetores linearmente independentes (LI) e o ensino das cônicas, em uma turma da primeira fase do curso de Arquitetura e Urbanismo. Os OVA’s foram desenvolvidos usando o software Geogebra, que proporciona a utilização de ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem com o intuito de despertar maior atenção por parte dos alunos. A autora desenvolveu os OVA’s e os depositou no Geogebratube com acesso público de modo que qualquer leitor possa acessá-los e manuseá-los. Esses OVA’s foram apresentados em sala, permitindo a interação com os conceitos formais da Matemática trabalhados no ensino da geometria analítica. Durante o desenvolvimento da pesquisa, os alunos interagiram com os objetos e realizaram atividades relacionadas aos conteúdos com o objetivo de verificar formas de representações semióticas dos conceitos matemáticos abordados. A coleta de dados ocorreu, com base nas observações da pesquisadora, atividades realizadas pelos alunos e relatos, que serviram de parâmetro à realização da análise qualitativa exploratória, a fim de identificar e compreender possíveis contribuições desses objetos no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos abordados. A proposta metodológica resultante desta pesquisa poderá ser usada também em aulas do terceiro ano do Ensino Médio.
Abstract: The present research proposes the development of a methodological proposal in a Learning Unity (LU) aiming at the use of Virtual Learning Objects (VLO) in the teaching of analytical geometry: parallelogram’s area and triangle generated by two linearly independent vectors (LI) and the teaching of conics in a first phase class of the Architecture and Urbanism course. The VLOs were developed using Geogebra software, which provides the use of technological tools in the teaching and learning process in order to attract more attention from the students. The author has developed them and deposited them in Geogebratube with public access so that any reader can access them and handle them. These VLOs were presented in the room, through projection, interacting with the formal concepts of mathematics, worked in the teaching of analytical geometry. During the development of the research, the students interacted with the objects in a visual way and performed activities related to the contents whose objective was to verify the presence of interaction between the semiotic forms of representation of the mathematical concepts. Data collection was based on the observations, activities carried out by the students and reports, which served as parameters for conducting the exploratory qualitative analysis, in order to identify and understand possible contributions of these objects in the teaching and learning process of the concepts addressed. The methodological proposal resulting from this research can also be used in classes of the third year of high school.
Keywords: Geometria analítica
Ensino e aprendizagem
Integração de tecnologias
Ensino médio
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2663
Issue Date: 2018
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUARDA.pdf4,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.