Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/268
Tipo: | Monografia |
Título: | Acessibilidade do sujeito surdo em instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Sul |
Autor(es): | Krebs, Roseli Márcia Benati |
Primeiro Orientador: | Lepke, Sonize |
Primeiro membro da banca: | Aiub, Giovani Forgiarini |
Segundo membro da banca: | Silva , Roberto Rafael Dias da |
Resumo: | Considerando a importância da inclusão social do sujeito surdo, através da educação e inserção no mundo do trabalho, por meio de uma educação superior de qualidade, realizou-se um estudo com o objetivo de verificar se as Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul possuem uma política de ações afirmativas que estabeleçam cotas para o ingresso de pessoas com necessidades educacionais especiais e se as provas do processo seletivo são realizadas em Libras garantindo a acessibilidade do sujeito surdo. Para tanto foram analisados os editais dos Processos Seletivos de todas as IES públicas do Rio Grande do Sul e foram verificadas informações disponíveis nos documentos publicados no sítio eletrônico dessas instituições. A partir das informações coletadas foram elaborados gráficos e a analise destes para elaboração dos dados permitiu compreender como ocorre a acessibilidade do grupo estudado nestas instituições. Essas ações possibilitaram deduzir que todas as instituições analisadas buscam constantemente promover a acessibilidade das pessoas com necessidades educacionais especiais nos processos seletivos, bem como, algumas instituições, adotam diversas ações no sentido de garantir o acesso do sujeito surdo ao Ensino Público Superior |
Abstract/Resumen: | Considering the importance of the social inclusion of the deaf subject, through education and insertion in the world of work, through a quality higher education, a study was carried out with the objective of verifying that the Public Institutions of Higher Education (HEI) Rio Grande do Sul have an affirmative action policy that establishes quotas for the admission of persons with special educational needs and if the tests of the selection process are carried out in Pounds guaranteeing the accessibility of the deaf subject. For that purpose, the selective process announcements of all the public HEIs of Rio Grande do Sul were analyzed and information was available on the documents published on the websites of these institutions. Based on the information collected, graphs were elaborated and the analysis of these data for the elaboration of the data allowed to understand how the accessibility of the group studied in these institutions occurs. These actions made it possible to deduce that all the analyzed institutions constantly seek to promote the accessibility of people with special educational needs in the selective processes, as well as, some institutions, adopt several actions in order to guarantee the access of the deaf subject to the Public Higher Education |
Palavras-chave: | Acessibilidade ao meio físico Surdo Ensino Superior |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/268 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KREBS.pdf | 862,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.