Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2703
Type: | Monografia |
Title: | O impacto da construção da barragem de Itá no fechamento da escola do campo do município de Aratiba |
Author: | Kolcheski, Otavio |
First advisor: | Onçay, Solange Todero Von |
metadata.dc.contributor.referee1: | Onçay, Solange Todero Von |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mohr, Matheus Fernando |
metadata.dc.contributor.referee3: | Piaia, Consuelo Cristine |
Resume: | Este trabalho tem por objetivo, analisar os impactos da construção da barragem de Itá para a população atingida, em especial ao fechamento da escola local, na comunidade de Lajeado Ouro, em Aratiba. Em sua metodologia adotou para a pesquisa uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. No contexto de populações atingidas por barragens, os sujeitos tiveram suas vidas afetadas pela imposição da construção da usina hidrelétrica Itá, provocando impactos ambientais, materiais, produtivos, emocionais e sociais. Compreender como se deu o consequente fechamento da Escola Municipal São João, de Lajeado Ouro, em Aratiba e, em que medida, afetou os estudantes, a professora e toda a comunidade é o eixo condutor deste estudo. Os dados foram coletados a partir de uma abordagem empírica, realizada por meio de entrevista semiestruturada e de pesquisa documental a partir de documentos internos, cartilhas, jornais e artigos elaborados pelo MAB, além de publicações no site do Movimento e a entrevista com a professora D. Destaca-se a importância da organização, mobilização e resistência para atingir algumas conquistas que permitiram amenizar parte do projeto. Dentre os impactos, o fechamento da Escola foi o aprofundado e pode-se perceber o quanto afetou as famílias e a comunidade. Quanto a relevância do estudo, destaca-se que o histórico deste pesquisador também parte da luta contra as barragens. |
Abstract: | This work has for objective to analyze the impacts of construction of the Itá for the population concerned, in particular to the closure of the local school, in the community of Lajeado Rio Novo gold. In your methodology adopted for qualitative research of exploratory character. In the context of populations affected by dams, the subjects had their lives affected by the imposition of Itá hydroelectric power plant, causing environmental impacts, material, emotional and social production. Understand how the consequent closing of the Escola Municipal São João, Lajeado Ouro, in Aratiba and, to what extent, affected students, the teacher and the whole community is the drive shaft of this study. The data were collected from an empirical approach, accomplished through semi-structured interview and documentary research from internal documents, booklets, newspapers and articles produced by MAB, in addition to publications on the website of the movement and the interview with teacher D. Highlights the importance of organization, mobilization and resistance to achieve some accomplishments that enabled ease part of the project. Among the impacts, the closing of the school was the depth and can see how it affected the families and the community. As the relevance of the study, points out that the history of this researcher is also part of the campaign against dams. |
Keywords: | Educação Escolas Barragens Impactos ambientais |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2703 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KOLCHESKI.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.