Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2724
Type: Monografia
Título : O uso de plantas bioativas como metodologia no ensino de Ciências
Author: Bertella, Elisiane Maria
First advisor: Ody, Leandro Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Ody, Leandro Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Prsybyciem, Moises Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Gaio, Ilor
Resume: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como tema central o uso de plantas bioativas como metodologia de ensino de ciências de forma a aliar a educação do campo a todas as perspectivas de ensino ligadas à ciência da natureza. Desenvolvendo estudos teóricos referentes a cinco eixos: a Educação do Campo, Agroecologia, Ciências da Natureza, Interdisciplinaridade e as Plantas Bioativas, buscando a retomada da bibliografia estudada durante o processo de formação no curso de Educação do Campo- Ciências da Natureza, do Campus Erechim. A metodologia adotada fora de: revisão bibliográfica, estudo de caso com a aplicação de questionários de natureza exploratória qualitativa (no município de Campinas do Sul) aos professores regentes do município, ao qual foi possível conhecermos mais a realidade do âmbito escolar, bem como da possibilidade de colocar-se nossa proposta em prática. Buscamos estudar e analisar como as Plantas Bioativas podem ser utilizadas no ensino de ciências como metodologia a fim de aproximar o contato do aluno com o meio ambiente, com o saber histórico cultural na relação com o conhecimento científico principalmente através do método investigativo.
Resumen : The present work of conclusion of course (TCC) has as central theme the use of bioactive plants as methodology of science education in order to ally the education of the field to all the perspectives of education linked to the science of the nature. Developing theoretical studies related to five axes: Field Education, Agroecology, Nature Sciences, Interdisciplinarity and Bioactive Plants, seeking the resumption of the bibliography studied during the training course in the Field Education - Nature Sciences, Campus Erechim . The methodology adopted was: bibliographical review, case study with qualitative exploratory questionnaires (in the city of Campinas do Sul) to the regent teachers of the municipality, to which we were able to know more about the reality of the school environment, as well as the possibility of putting our proposal into practice. We aim to study and analyze how Bioactive Plants can be used in teaching science as a methodology in order to bring the student 's contact with the environment closer to the historical cultural knowledge in relation to scientific knowledge mainly through the investigative method.
Palabras clave : Ensino
Ciência
Plantas
Interdisciplinaridade
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2724
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BERTELLA.pdf940,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.