Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2745
Tipo: | Monografia |
Título: | Educação do campo: reflexões sobre o currículo, identidade e cultura do colégio do campo Olga Benário Prestes |
Autor(es): | Paula, Prycyla Paola de |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Priscila Ribeiro |
Resumo: | A Educação do Campo é composta de inúmeras especificidades que possui diferentes realidades e interesses, os sujeitos aqui citados possui perspectivas quanto essa Educação tenta sanar. Este estudo teve como objetivo analisar se o currículo proposto para essa modalidade, em uma escola localizada em uma área de assentamento localizado no município de Quedas do Iguaçu- PR, se o mesmo atende as peculiaridades que esses sujeitos necessitam morando em um espaço rural e se contempla as identidades e diferenças sociais e culturais dos alunos. Para realizar esse trabalho analisamos o Projeto Político Pedagógico dessa escola, bem como através de conversas informais com os professores e gestores dessa instituição. Os resultados que obtivemos foi que mesmo a escola obtendo a sua nomenclatura como do campo, as propostas curriculares que ali existem não se diferem de uma escola do espaço urbano aproveitando o mesmo livro e até os mesmos professores, pelo fato de mesmo livros e bem como os mesmos professores. Dessa maneira os aspectos culturais que os alunos possuem são esquecidos, e/ou não problematizado evitando que virem conhecimento cientifico. Nesse sentido necessário uma reflexão que busque mudanças concretas. |
Abstract/Resumen: | The Education of the Field is composed of innumerable specificities which have different realities and interests which the subjects mentioned here have interests and expectations which this Education tries to heal. This study aimed to analyze if the curriculum proposed for this modality, in a school located in a settlement area located in the municipality of Quedas do Iguaçu- PR, if it meets the peculiarities that these subjects need living in a rural area and contemplates the identities and social and cultural differences of the students. In order to carry out this work we analyze the Pedagogical Political Project of this school, as well as through informal conversations with the teachers and managers of this institution. The results we obtained were that even the school obtaining its nomenclature as from the field, but the curricular proposals that exist there are not different from an urban space, by the fact of even books and the same teachers. In this way the cultural aspects that the students possess are only forgotten, not problematized, thus becoming knowledge. In this sense it is necessary to reflect on it. |
Palavras-chave: | Escola rural Currículo Identidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Laranjeiras do Sul |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2745 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULA.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.