Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2748
Type: Monografia
Título : Perfil de reprovações em física na educação básica do curso LEdoc: ciências naturais, matemática e ciências agrárias do campus Laranjeiras do Sul (PR) - UFFS
Author: Zampoli, Jéssica Roberta
First advisor: Menezes, Vivian Machado de
Resume: A reprovação escolar é tema muito relevante no âmbito educacional, independente do nível de ensino (Básico ou Superior), uma vez que esse fenômeno ocorre com frequência e afeta o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Além de contribuir com uma visão negativa do educando que obteve multiretenções, esse fenômeno contribui para a evasão do mesmo. O objetivo desse trabalho é investigar os motivos que influenciam as repetências na disciplina de Física na Educação Básica I, II ou III do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias. Para atingir esse objetivo, foi traçado o perfil dos estudantes que se matricularam nos componentes curriculares obrigatórios de Física e também foram analisados os dados que podem intervir no fracasso escolar, tais como quebra de pré-requisitos; participação (ou não) dos estudantes nas aulas, monitorias e atendimentos; acesso ao Ensino Superior; carga horária dos acadêmicos; notas parciais nas disciplinas de Físicas, entre outros. Espera-se descobrir quais fatores contribuem para o alto índice de reprovações encontradas nas disciplinas citadas e, através do conhecimento desses fatores, formular estratégias com o intuito de minimizar ou dissipar as retenções existentes nessas disciplinas.
Resumen : School disapproval is a very relevant topic in the educational context, regardless of the level of education (Basic or Higher), since this phenomenon occurs frequently and affects the teaching-learning process of students. Besides contributing with a negative view of the learner who obtained multiretentions, this phenomenon contributes to the evasion of the same. The objective of this work is to investigate the reasons that influence the repetitions in the discipline of Physics in Basic Education I, II or III of the Interdisciplinary course in Countryside Education: Natural Sciences, Mathematics and Agrarian Sciences. In order to achieve this goal, the profile of students enrolled in the curricular components of Physics was traced, as well as data that may intervene in school failure, such as prerequisites break; participation (or not) of students in classes, monitoring and attendance; access to Higher Education; workload of academics; partial notes in the disciplinares of Physics, among others. It is expected to find out what factors contribute to the high rate of disapprovals found in the mentioned disciplines and, through the knowledge of these factors, formulate strategies with the purpose of minimizing or dissipating the retentions existing in these disciplines.
Palabras clave : Ensino superior
Fracasso escolar
Avaliação da aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2748
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ZAMPOLI.pdf953.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.