Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2755
Type: Monografia
Título : Proposta de planejamento estratégico para uma loja de ferragens
Author: Durel, Daniel Henrique de Almeida
First advisor: Mocellin, Ronei Arno
Resume: O planejamento estratégico é essencial para qualquer empresa, essa ferramenta auxilia os gestores na tomada de decisão, através de práticas condizentes com a realidade do ambiente externo e os fatores internos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo geral desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para a empresa Almeida Ferragens, uma microempresa do varejo de ferragens e ferramentas, com sede no município de Chapecó/SC. O estudo está classificado quanto a sua abordagem, como qualitativo, configura-se de acordo aos os objetivos como aplicada e descritiva, quanto aos procedimentos de coleta de dados trata-se de um estudo de caso e pesquisa de campo. Os dados utilizados foram coletados através de entrevista semiestruturada com o diretor geral e a gerente financeira e pesquisas. A partir dos dados obtidos, foi possível descrever e analisar o ambiente externo e o ambiente interno da empresa, em seguida foi definido as diretrizes de missão, visão e os valores, e determinados os objetivos e metas a serem alcançados. Os resultados do presente estudo apontam para uma postura estratégica de manutenção, tendo em vista que a organização está inserida num ambiente de várias oportunidades, no entanto, possui muitas fragilidades que dificultam o aproveitamento destas oportunidades. Diante do exposto, foram elaboradas estratégias e formalizadas através do 5W2H, visando corrigir as debilidades internas, ao passo que buscam aproveitar as oportunidades geradas pelo ambiente externo. Visando criar ao empresário medidas e diretrizes para sustentar o desenvolvimento da empresa.
Resumen : Strategic planning is essential for any company, this tool helps managers in decision making, through practices consistent with the reality of the external environment and internal factors. Thus, this work aimed to develop a strategic planning proposal for the company Almeida Ferragens, a microenterprise of hardware and tool retail, headquartered in the municipality of Chapecó / SC. The study is classified according to its approach as qualitative, it is configured according to the objectives as applied and descriptive, as far as data collection procedures is concerned with a case study and field research. The data used were collected through a semistructured interview with the general director and the financial manager and research. From the data obtained, it was possible to describe and analyze the external environment and the internal environment of the company, then the mission, vision and values guidelines were defined, and the objectives and goals to be achieved were determined. The results of the present study point to a strategic posture of maintenance, since the organization is inserted in an environment of several opportunities, however, it has many fragilities that make difficult the use of these opportunities. In view of the above, strategies and formalized through 5W2H have been elaborated, aiming at correcting internal weaknesses, while seeking to take advantage of the opportunities generated by the external environment. Aiming to create to the entrepreneur measures and guidelines to sustain the development of the company.
Palabras clave : Planejamento estratégico
Varejo
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2755
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DUREL.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.