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Tipo: Monografia
Título: A gestão democrática no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak
Autor(es): Miszewski, Cristine
Primeiro Orientador: Costa, Fábio Aparecido da
Primeiro membro da banca: Costa, Fábio Aparecido da
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Terceiro membro da banca: Onçay, Solange Todero Von
Resumo: Relata a gestão democrática do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, com o objetivo de compreender de que maneira o ensino de ciências foi organizado, implantado e implementado no currículo gestado democraticamente naquele colégio, que está localizado no Assentamento Marcos Freire, município de Rio Bonito do Iguaçu, Paraná. A natureza da pesquisa foi qualitativa e documental, organizada em três bases reflexivas: Contexto Histórico Educacional no Brasil; Contextualização do Objeto da Pesquisa; Análise e Discussão dos dados obtidos. As informações foram coletadas nos documentos produzidos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pelo colégio pesquisado, bem como por meio de uma pesquisa semiestruturada, direcionada ao atual diretor desse colégio e à três sujeitos da comunidade escolar, uma professora e servidora da Escola de Educação Infantil, ambas moradoras do Assentamento Marcos Freire e, uma professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Laranjeiras do Sul, ex-professora e ex-diretora do colégio pesquisado. Os resultados obtidos demonstraram que dentro do espaço escolar existe uma correlação de forças. Uma vez que, ela é constituída por uma heterogeneidade de concepções e por mais democrático que seja este espaço, a direção e a coordenação precisam empenhar-se em garantir a proposta do Movimento. Buscando fortalecer as relações com o MST por meio dos princípios pedagógicos e organizativos. Fomentando a participação concreta de todos os envolvidos com o espaço escolar, garantindo a Gestão Democrática no Ensino, a auto-organização dos educandos, a formação dos núcleos setoriais, a presença coletiva nos conselhos. Podemos identificar, particularmente no Ensino de Ciências que os aspectos formativos incorporados extrapolam os aspectos exclusivamente cognitivos, uma vez que os educandos são estimulados ao exercício da autonomia. Eles investigam, refletem, analisam os conceitos a partir da sua porção de realidade e contemplando o todo.
Abstract/Resumen: It reports on the democratic management of the Iraci Salete Strozak State School, with the objective of understanding how science education was organized, implemented and implemented in the curriculum democratically developed in that college, located in the Marcos Freire Settlement, in the municipality of Rio Bonito of Iguaçu, Paraná. The nature of the research was qualitative and documental, organized in three reflective bases: Historical Educational Context in Brazil; Contextualization of the Research Object; Analysis and discussion of the data obtained. The information was collected in the documents produced by the Landless Workers Movement (MST) and by the researched college, as well as through a semistructured survey, directed to the current director of this college and to three subjects of the school community, a teacher and School of Early Childhood Education, both residents of the Marcos Freire Settlement and a professor at the Federal University of the Southern Frontier, Laranjeiras do Sul Campus, former teacher and former director of the college studied. The results showed that there is a correlation of forces within the school space. Since it is composed of a heterogeneity of conceptions and however democratic this space may be, leadership and coordination need to be committed to guaranteeing the Movement's proposal. Seeking to strengthen relations with the MST through pedagogical and organizational principles. Fostering the concrete participation of all those involved in the school space, guaranteeing Democratic Management in Teaching, self-organization of learners, formation of sectoral nuclei, collective presence in councils. We can identify, particularly in the Teaching of Sciences, that the incorporated formative aspects extrapolate the exclusively cognitive aspects, since the students are stimulated to the exercise of the autonomy. They investigate, reflect, analyze the concepts from their portion of reality and contemplating the whole.
Palavras-chave: Democracia
Gestão democrática da educação
Espaço escolar
Assentamento rural
Movimentos sociais rurais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2820
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

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