Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2833
Type: Monografia
Title: Planejamento estratégico: uma proposta para o Supermercado Bedin
Author: Balbinot, Patrícia Salete
First advisor: Labes, Emerson Moisés
Resume: Toda e qualquer organização passa por mudanças e evoluções, por este fato as condições internas e externas devem ser observadas e estar em harmonia. O planejamento estratégico além de possibilitar rumo e alinhamento para a organização faz com que todos trabalhem em conjunto para um mesmo direcionamento. Diante a relevância do planejamento estratégico, e para atingir o objetivo deste estudo, que se trata elaborar uma proposta de implantação de planejamento estratégico para a empresa familiar Supermercado Bedin. Realizou-se este estudo no decorrer do primeiro semestre de 2018, estabelecido na cidade de Coronel Freitas SC. A técnica de pesquisa utilizada neste projeto foi uma entrevista para gestor, contando com 29 perguntas com uma estrutura semiaberta. Neste projeto opta-se pelo modelo de planejamento estratégico proposto por Pereira (2010), por ser a melhor opção para a realidade da organização, com isso foram realizadas todas as etapas desta metodologia. Diante disso, essa pesquisa resultou em: apresentação e histórico da organização, declaração de valores, missão organizacional, visão organizacional, fatores críticos para o sucesso, análise do ambiente interno e externo, elaboração de matriz FOFA, assim como de estratégias e o plano de ação para atingir os resultados conforme almejado. Foi observado que diante do objetivo geral e dos objetivos específicos propostos para a este projeto, todos foram alcançados com êxito.
Abstract: All and any organization suffers changes and evolutions, just it the internal and external conditions must be observed and they need to be in harmony. The strategic planning besides to provide a path and an alignment for the organization, it does everyone works together in the same way. In front of the relevance of the strategic planning, and to achieve this study’s objective, which is to make a strategic planning implementation’s suggestion to the familiar company Bedin Supermarket. This study was done in the first semester of 2018, in Coronel Freitas - SC city. The research technique used in this project was an interview with 29 questions of semi-open structure to manager. In this project was chosen working with the Pereira’s strategic planning model (2010), because this is the best option for this organization’s reality, and with it was developed all the phases of this methodology. With it, this search resulted in: introducing and organization’s historical, organizational vision, dangerous factors to the success, internal and external environment’s analysis, SWOT matrix making, and the strategies and action planning to get arriving in the results as was planned. It was observed that all the general and specific objectives were achieved with success.
Keywords: Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2833
Issue Date: 2018
Appears in Collections:TCC Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BALBINOT.pdf1,49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.