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Type: Artigo Cientifico
Title: Concepções de ensino de Língua Portuguesa em documentos do PIBID UFFS
Author: Ferrari, Luana
First advisor: Stübe, Angela Derlise
Resume: O objetivo deste trabalho é analisar que concepções de ensino de língua portuguesa são sustentadas em documentos institucionais do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Como arquivo, selecionamos os seguintes documentos: Subprojeto da área de Letras campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), referente ao ano de 2013 e Relatório de Atividades do PIBID/UFFS referente ao ano de 2017. O PIBID criado pelo decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010, é um programa do governo que visa inserir os acadêmicos de licenciatura no âmbito escolar com o intuito de fomentar a iniciação à docência e elevar a qualidade da formação inicial de professores da educação básica. Teoricamente, sustentamo-nos na Análise de Discurso de orientação francesa, que nos permite compreender as marcas linguísticas que emergem nos documentos analisados, para problematizar relações interdiscursivas produzidas. No gesto de interpretação, uma das regularidades que mais ressoa é a concepção de ensino de língua interacional.
Abstract: El objetivo de este estudio es analizar cuáles son los conceptos de enseñanza del idioma portugués són sustentados en los documentos institucionales del PIBID. Como archivo, seleccionamos los siguientes documentos: Subproyecto del área de Letras campus Chapecó de la Universidad Federal de la Frontera Sur (UFFS), referente al año 2013 e Informe de Actividades del Programa Institucional de Beca de Iniciación a la Docencia - PIBID / UFFS referente al año de 2017. El Programa Institucional de Beca de Iniciación a la Docencia – PIBID, creado por el decreto nº 7.219 de 24 de junio de 2010, es un programa del gobierno que pretende insertar a los académicos de licenciatura en el ámbito escolar con el propósito de fomentar la iniciación a la docencia y elevar la calidad de la formación inicial de profesores de la educación básica. Teóricamente, nos sustentamos en el Análisis de Discurso de orientación francesa, que nos permite comprender las marcas lingüísticas que emergen en los documentos analizados, para problematizar relaciones interdiscursivas producidas. En el gesto de interpretación, una de las regularidades que más aparece es la concepción de enseñanza de lengua interaccional.
Keywords: Língua portuguesa
Ensino
Formação de professores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2842
Issue Date: 2018
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