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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prigol, Valdir-
dc.creatorKozerski, Géssica Luiza-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2019-05-09T17:51:00Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-05-09T17:51:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2846-
dc.description.abstractThis work presents a reading of Milton Hatoum’s Orphans of Eldorado (2008) from the perspective of the memory. The analysis was on how the memory processes that are developed in the referenced book allow comprehending the literature. The study is guided in three moves: the proposal of a reading image focused on the narrative's specificity through the protagonist's/narrator’s memories; the history of such figure in Machado de Assis’ Dom Casmurro (1899), Marcel Proust's In Search of Lost Time (1908-1922), João Guimarães Rosa’s “Third bank of the river” (1962), Marília Garcia’s “tem país na paisagem?” (2017), and other Milton Hatoum books; and, at last, how to interpret the literature from this image, relating with Susan Buck-Moss and Walter Benjamin works. This trajectory is inspired in readings from João Cezar de Castro Rocha and George Didi-Hubermann, contemporaneous critics that used the reader's individual-sense experiences along with the literary text or work of art as starting points.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma leitura de Órfãos do Eldorado (2008), de Milton Hatoum, a partir da questão da memória. Analisamos como os processos da memória que se desenvolvem na referida obra possibilitam compreender a própria literatura. O estudo é pautado em três movimentos: a proposta de uma imagem de leitura voltada à especificidade da narrativa através da memória do protagonista/narrador; a historicidade desta imagem em Dom Casmurro, de Machado de Assis (1899), Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust (1908-1922), “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa (1962), “tem país na paisagem?” de Marília Garcia (2017) e em outras obras de Milton Hatoum; e, por fim, um modo de compreender a literatura a partir desta imagem, dialogando com Susan Buck-Morss e Walter Benjamin. Esse percurso é inspirado pelas leituras de João Cezar de Castro Rocha e Georges Didi-Huberman, críticos contemporâneos que utilizam como ponto de partida a experiência de sentido individual do leitor em contato com o texto literário ou a obra de arte.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-05-08T17:31:56Z No. of bitstreams: 1 KOZERSKI.pdf: 464055 bytes, checksum: 72947de902badb8aa80c7b80c99864b4 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleQuando a memória “dispara”: uma leitura de Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoumpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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