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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Quando a memória “dispara”: uma leitura de Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum
Autor(es): Kozerski, Géssica Luiza
Primeiro Orientador: Prigol, Valdir
Resumo: Este trabalho apresenta uma leitura de Órfãos do Eldorado (2008), de Milton Hatoum, a partir da questão da memória. Analisamos como os processos da memória que se desenvolvem na referida obra possibilitam compreender a própria literatura. O estudo é pautado em três movimentos: a proposta de uma imagem de leitura voltada à especificidade da narrativa através da memória do protagonista/narrador; a historicidade desta imagem em Dom Casmurro, de Machado de Assis (1899), Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust (1908-1922), “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa (1962), “tem país na paisagem?” de Marília Garcia (2017) e em outras obras de Milton Hatoum; e, por fim, um modo de compreender a literatura a partir desta imagem, dialogando com Susan Buck-Morss e Walter Benjamin. Esse percurso é inspirado pelas leituras de João Cezar de Castro Rocha e Georges Didi-Huberman, críticos contemporâneos que utilizam como ponto de partida a experiência de sentido individual do leitor em contato com o texto literário ou a obra de arte.
Abstract/Resumen: This work presents a reading of Milton Hatoum’s Orphans of Eldorado (2008) from the perspective of the memory. The analysis was on how the memory processes that are developed in the referenced book allow comprehending the literature. The study is guided in three moves: the proposal of a reading image focused on the narrative's specificity through the protagonist's/narrator’s memories; the history of such figure in Machado de Assis’ Dom Casmurro (1899), Marcel Proust's In Search of Lost Time (1908-1922), João Guimarães Rosa’s “Third bank of the river” (1962), Marília Garcia’s “tem país na paisagem?” (2017), and other Milton Hatoum books; and, at last, how to interpret the literature from this image, relating with Susan Buck-Moss and Walter Benjamin works. This trajectory is inspired in readings from João Cezar de Castro Rocha and George Didi-Hubermann, contemporaneous critics that used the reader's individual-sense experiences along with the literary text or work of art as starting points.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Memória
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2846
Data do documento: 2018
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