Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2849
Tipo: Monografia
Título: Educação matemática e educação especial: experiências socializadas em eventos científicos brasileiros a partir dos anos 2000
Autor(es): Fernandes, Camila
Balbinot, Dulciane
Primeiro Orientador: Melo, Marisol Vieira
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal identificar a produção de trabalhos apresentados em eventos científicos brasileiros, que envolvam a Educação Matemática e a Educação Especial (a partir dos anos 2000), observando experiências que revelam alunos com deficiências no ambiente escolar. Desse modo, é realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte, a partir dos relatos de experiências publicados em anais de três eventos de âmbito nacional: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Nacional do PIBID Matemática (EIEMAT) e Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE). Foram identificados 38 relatos de experiência que destacam a deficiência visual e auditiva, envolvendo temas como: geometria, aritmética e álgebra, abrangendo os níveis de ensino básico e superior. Os trabalhos enfatizam preocupação dos professores no que se diz respeito de como agir perante os estudantes com deficiência.
Abstract/Resumen: The main objective of this study was to identify the production of papers presented at Brazilian scientific events, involving Mathematics Education and Special Education (from 2000), observing experiences that reveal students with disabilities in the school environment. Thus, a state of the art bibliographic research is carried out, based on the reports of experiences published in annals of three national events: “Encontro Nacional de Educação Matemática” (ENEM); “Escola de Inverno de Educação Matemática/Encontro Nacional do PIBID Matemática” (EIEMAT) and; “Congresso Brasileiro de Educação Especial” (CBEE). We identified 38 experience reports highlighting visual and auditory deficits, involving themes such as: geometry, arithmetic and algebra, covering the levels of basic and higher education. The papers emphasize teachers' concerns about how to act with students with disabilities.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação matemática
Educação especial
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2849
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDES.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.