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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Cidadania e educação no trânsito: um estudo da experiência da instituição Chapecó Criança
Autor(es): Lawisch, Fabiane
Primeiro Orientador: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
Resumo: Este artigo tem como objetivo promover um debate crítico sobre cidadania e educação no trânsito, analisando o tema Cidadania e Educação no Trânsito, presente nos projetos Institucionais e no Projeto Político-Pedagógico da Instituição Chapecó Criança, no município de Chapecó-SC. Procurou-se partir da seleção de palavras que correspondessem ao tema estudado, em documentos oficiais. Primeiramente realizou-se um esboço inicial, para que na sequência, fosse sendo especificado e conceitualizado o tema em questão, relacionando a conceptualização de autores que se dedicaram a pesquisar o tema em questão, tais como: Freire (1982, 1987, 1996, 2000), Hoffmann (2003) e Noleto (2002). O trabalho também aponta possibilidades de trabalho pedagógico sobre Cidadania e Educação no Trânsito com base em documentos oficiais, sendo estes: o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) de 1997, a CF de 1988 (Constituição da República Federativa do Brasil), a LDB de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases Educação Nacional) e documentos do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), órgão que define as diretrizes para Educação no Trânsito. Também, apontam-se algumas avaliações de escolas que visitaram essa instituição no ano de 2018, e, buscou-se demonstrar a importância do tema e verificar a possibilidade de aprimoramento do trabalho. Com o presente estudo, verificou-se, ainda, a necessidade de despertar a preocupação dos cidadãos e dos órgãos governamentais sobre a importância de intensificar e manter contínua e sequencialmente os programas que visam conscientizar a todos buscando a diminuição dos índices de incivilidade no trânsito.
Abstract/Resumen: This article aims to analyze the topic Citizenship and Education for Traffic, present in the institutional projects and in the Political-Pedagogical Project of the Chapecó Criança institution, in the municipality of Chapecó-SC, specifying and conceptualizing the keywords based on what was researched in documents of the institution. These keywords were related to the conceptualization of authors who were dedicated to research the subject in question, such as: Freire (1982, 1987, 1996, 2000). Hoffmann (2003) and Noleto (2003). The work also points out possibilities of pedagogical work on Citizenship and Traffic Education based on official documents, such as the CTB (Brazilian Traffic Code), CF / 88 (Constitution of the Federative Republic of Brazil), LDB Guidelines and Bases National Education) and documents of the Denatran (National Department of Transit), body that defines the guidelines for Education in the Transit. Based on the evaluations of schools that visited this institution, it was tried to demonstrate the importance of the theme and verify the possibility of improving the work. The present study also revealed the need to raise the concern of citizens and government agencies about the importance of intensifying and maintaining continuity and sequential programs aimed at raising awareness among all of them in order to reduce traffic inci- dility rates.
Palavras-chave: Educação para a cidadania
Direção veicular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2874
Data do documento: 2018
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