Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/289
Tipo: Monografia
Título: Uma análise sobre os conteúdos da natureza da luz e da matéria nos livros didáticos de física aprovados pela PNLD 2015
Autor(es): Silva, Alessandra da
Primeiro Orientador: Tenfen, Danielle Nicolodelli
Resumo: A História da Ciência, em sala de aula, é conhecida por levar os estudantes a exercitar seu pensamento crítico, a compreender as rupturas e continuidades na construção do conhecimento científico. A Física Moderna é base para diversas tecnologias utilizadas no dia- dia pelos alunos, e deve se fazer presente na Educação Básica. A formação dos professores, a falta dos conhecimentos da teoria moderna nos materiais, e a própria organização dos conteúdos curriculares, porém, são dificultadores na inserção da Física Moderna e da História da Ciência nas salas de aula. O presente trabalho consiste na análise de aspectos da Natureza da Ciência que aparecem em três coleções de livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional de 2015, quando estes tratam da Física Moderna, mais especificamente, quando vão apresentar a natureza dual da luz e da matéria. Para tal, utiliza-se como referencial de coleta e interpretação dos dados a metodologia da análise textual discursiva. Encontrou-se, a partir desse processo, que os livros didáticos abordam poucos aspectos históricos, reduzindo-se a datas, sem relação com a sociedade, nem ênfase no que levou cientistas a estudar fenômenos físicos, dedicando-se a explanação de conceitos. É importante criar em sala de aula uma linha de raciocínio de como as coisas foram acontecendo no decorrer da História e deixar explícito que a Ciência está em constante construção. Foi possível perceber que há uma tentativa de contar a evolução dos conceitos, porém existe uma fragmentação entre os conhecimentos de Física Clássica e Física Moderna, tratadas de forma isolada em séries e capítulos diferentes. Advoga-se nesse trabalho, que a Física Moderna é, acima de tudo, Física, e que ao abordar, no primeiro ano, os conteúdos de Mecânica, pode-se tratar da Clássica, mas também, por exemplo, da relativística. É necessário trabalhar esses conhecimentos com uma certa continuidade, em termos didáticos, e não como se fossem completamente desconexos.
Palavras-chave: História da ciência
Livro didático
Dualidade onda-partícula
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/289
Data do documento: 1-Dez-2015
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.