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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2953
Type: | Monografia |
Title: | Educação e trabalho da juventude: desafios da sucessão familiar rural |
Author: | Martins, Sandra Mara |
First advisor: | Dias, Gracialino da Silva |
Resume: | Este trabalho é o ponto de chegada da Licenciatura em Educação do Campo. Estuda a temática da juventude rural tomando por fundamento a categoria trabalho em sua relação com a educação. Justifica-se no âmbito dos estudos educacionais em sua relação com a demografia agrária. Nesse sentido busca investigar os principais determinantes sociais que contribuem para a saída dos jovens do campo, destacando a concentração das terras em mãos dos latifundiários que formam um sistema de poder constituído como o Estado de grandes burgueses e latifundiários. Parte da compreensão que o capitalismo brasileiro é um capitalismo atrasado, submetido à dominação dos países imperialistas e por este motivo o país mantém nas relações externas uma situação semicolonial e nas relações internas uma situação semifeudal. A semicolonialidade e a semifeudalidade são dois aspectos do capitalismo brasileiro que estão articuladas com as regras e formas de funcionamento do agronegócio no campo para produção e exportação de bens primários. Em função disso as principais características da realidade do campo brasileiro são do seu esvaziamento demográfico, particularmente da expulsão da sua juventude. Partindo dessa contestação, o estudo focou sobre a visão dos jovens camponeses que estão estudando o Ensino Médio, buscando analisar qual é a percepção dos mesmos em relação ao campo, às condições de trabalho e renda e à educação. De outro lado, a pesquisa analisou o Projeto Político-Pedagógico de um colégio da rede pública estadual, localizado no campo e concebido pela mantenedora como “escola do campo”, buscando identificar concepções pedagógicas que possam contribuir para a formação dos jovens camponeses no sentido de apoiar a sua permanência no campo, realizando a sucessão familiar rural. |
Keywords: | Escola rural Jovens Migração rural |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2953 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias |
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