Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2989
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Influência de Azospirillum brasilense e diferentes doses de adubação nitrogenada no desempenho agronômico de trigo
Autor(es): Dalagnol, Jaqueline
Primeiro Orientador: Bittencourt, Henrique von Hertwig
Resumo: Resumo: O trigo é uma cultura agrícola importante para o Brasil, e um dos cereais mais produzidos no mundo. Nessa cultura, o nitrogênio é um nutriente de grande importância pois participa de funções metabólicas que determinam o rendimento, além da qualidade do grão. O presente trabalho visa determinar a influência da bactéria Azospirillum brasiliense e da adubação nitrogenada nos custos de produção e produtividade. Foram conduzidos dois experimentos, ambos com oito tratamentos. O experimento em casa de vegetação foi conduzido em delineamento inteiramente casualizados, enquanto que o experimento a campo em blocos casualizados. Os tratamentos foram: T1 (Com inoculação de Azospirillum e 0% N de cobertura), T2 (Com inoculação de Azospirillum e 50% N de cobertura), T3 (Com inoculação de Azospirillum e 100% N de cobertura), T4 (Com inoculação de Azospirillum 150% N de cobertura), T5 (Sem inoculação de Azospirillum 0% N de cobertura), T6 (Sem inoculação de Azospirillum 50% N de cobertura), T7 (Sem inoculação de Azospirillum 100% N de cobertura) e T8 (Sem inoculação de Azospirillum 150% N de cobertura). A bactéria Azospirillum brasiliense influenciou o crescimento radicular, comprimento da espiga, o desenvolvimento de massa seca de parte aérea e raiz e clorofila total, no experimento em casa de vegetação, resultados satisfatórios condizentes com estudos já realizados, que em condições ótimas para cultura influenciaram diretamente na produtividade. No experimento a campo ocorreu influência da bactéria em relação ao aumento do número de perfilho e peso de mil grãos, entretanto, em virtude das adversidades climáticas ocorridas durante o experimento a campo, a influência da associação com a bactéria não pode ser comprovada no rendimento do trigo.
Palavras-chave: Produção vegetal
Adubos
Fertilizantes nitrogenados
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2989
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALAGNOL.pdf471,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.