Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2991
Type: Artigo Cientifico
Título : Características do dossel, produção forrageira e disponibilidade de fósforo nas aveias branca e preta sob manejos de adubação fosfatada
Author: Beira, Fernanda Aparecida
First advisor: Dias, Juliano Cesar
Resume: O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de superfosfato triplo, termofosfato magnesiano e suas misturas na produção forrageira, características agronômicas e disponibilidade de fósforo nas aveias preta (Avena strigosa Schreb) e branca (Avena sativa L.). O experimento foi conduzido em casa de vegetação pertencente à Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Laranjeiras do Sul. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com três repetições, em um esquema fatorial 2x6. Foram utilizadas duas espécies forrageiras: Avena strigosa Schreb (aveia preta cv. IAPAR 61 Ibiporã) e Avena sativa L. (aveia branca cv. IPR Suprema); e duas fontes de fósforo (P): superfosfato triplo (SFT - 41% de P2O5) e termofosfato magnesiano (TFM - 17,5% de P2O5), na dose de 70 kg de P2O5/ha, utilizadas de forma isolada ou misturadas em diferentes proporções; obtendo-se assim os seguintes fatores de estudo: 0:0, 100:0, 0:100, 50:50, 75:25 e 25:75, respectivamente para as fontes STF e TFM. Observou-se produção de matéria seca forrageira variando de 0,21±0,03 a 10,83±0,33 g/vaso na aveia preta, e de 0,14±0,00 a 13,79±0,60 g/vaso na aveia branca, com efeito (p<0,05) da adubação e da fonte de fósforo (P) utilizada. Constatou-se que o SFT apresentou maior produção forrageira nas aveias preta e branca, mesmo quando utilizado em mistura até a proporção de 50%. Em função das diferentes respostas observadas e da variação nos teores de P nos diferentes cortes realizados, não foi possível avaliar o efeito da adubação e das fontes de P na concentração deste mineral na parte aérea das forrageiras estudadas; fato também constatado para o teor de proteína bruta. Verificou-se que as aveias preta e branca, apresentam melhores respostas em suas características produtivas, ao serem submetidas a fonte SFT e suas misturas 50:50, 75:25 e 25:75, do que quando submetidas ao TFM.
Palabras clave : Forragicultura
Fertilidade do solo
Aveia forrageira
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2991
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Agronomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BEIRA.pdf852,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.