Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3053
Tipo: Monografia
Título: A importância do estudo da Lei Maria da Penha nas escolas estaduais do Paraná
Autor(es): Moscal, Maria Célia Felski
Primeiro Orientador: Franco, Nadia Teresinha da Mota
Resumo: A narrativa da história expressa que há muito tempo foram estabelecidas desigualdades e discriminação na relação entre homens e mulheres. O homem vem sustentado pela supremacia desde a destituição do matriarcado, onde se instaura o patriarcado. Nesse sentido, a família fica submetida ao poder paterno, e à mulher, cabe a submissão e opressão masculina. Essas raízes profundas contribuíram para a construção da mulher frágil e incapaz e essa ideia foi sendo reproduzida de geração a geração perpetuando-se na história. Contudo, tal desigualdade se desdobra e alcança diversas formas de violência contra mulher, tendo suas raízes construídas e consolidadas ao longo dos tempos. No entanto várias foram as iniciativas femininas marcantes nessa trajetória que em cada época tem um registro que foi culminando em uma série de conquistas. As mulheres reivindicam igualdade de direitos e se questionam a base de sustentação dessas diferenças onde, mais tarde, algumas reivindicações se consolidaram através da legislação. No Brasil, um exemplo é a Lei Maria da Penha que veio a contribuir para que as mulheres possam ser ouvidas e reconhecidas quanto aos seus direitos e para fazer um enfrentamento com relação a violência doméstica e familiar. Mas como contribuir para a instituição de uma nova cultura de combate à violência? Diante disso, surge no Estado do Paraná a Lei 18447, de 18 de março de 2015, que determina a inclusão do debate nas escolas com a finalidade de produzir o envolvimento e a participação dos alunos, que será revertido em aprendizado trazendo benefícios para toda sociedade atual e para as futuras gerações. Portanto, este trabalho visa evidenciar que o debate do tema nas escolas poderá oportunizar uma educação mais igualitária e justa para todos (as).
Abstract/Resumen: Una narrativa da historia expresa que hace mucho tiempo se estableció desigualdades y discriminación en la relación entre hombres y mujeres. El hombre ha sido sostenido por la supremacia desde la destitución del matriarcado, donde se instala el patriarcado. Nesse sentido, una familia sometida al poder paterno, a una mujer, a una petición ya una opresión masculina. Essas raízes profundas contribuyen para la construcción de la mujer frágil e incapaz y esta idea fue reproducida de generación a generación perpetuando-se na historia. Conocimiento, tal desigualdad se desdobra y alcancia diversas formas de violencia contra la mujer, teniendo sus raíces construidas y consolidadas a lo largo de los tiempos. No obstante foram las iniciativas de las iniciativas que marcan la trayectoria de las mujeres en cada una de las épocas en que se culminó en una serie de conquistas. A medida que las mujeres reivindican la igualdad de derechos y se cuestionan una base de sustentación de las diferencias en cuanto, más tarde, algunas reivindicaciones se consolidaron en la legislación. No Brasil, por ejemplo, es una ley que se aplica a la violencia doméstica y familiar. ¿Cómo se puede ayudar a una institución de una nueva cultura de combate a la violencia? Diante disso, surge no Estado do Paraná a Lei 18.447, de 18 de marzo de 2015, que determina una inclusión del debate en las escuelas con una finalidad de producción o el envolvimiento y la participación de los alumnos, E para as futuras gerações. Por lo tanto, este trabajo visado evidencia que el debate es un tema en las escuelas puede ofrecer una educación más igualitaria y justa para todos (as).
Palavras-chave: Ensino
Direitos da mulher
Violência contra a mulher
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3053
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOSCAL.pdf296,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.