Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3064
Tipo: Monografia
Título: Interpretando as situações do cotidiano do campo através da matemática: estudo realizado em uma escola do campo e uma escola urbana
Autor(es): Stipp, Medieli Jaci
Primeiro Orientador: Zanotelli, Cladir Teresinha
Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar a eficiência do uso de materiais de apoio abordando objetos e informações do cotidiano do educando no reforço do ensino da matemática. O trabalho traz uma breve revisão da utilização dos jogos e das atividades lúdicas como um método de ensino/aprendizagem da disciplina de matemática. A atividade desenvolvida surgiu a partir de uma oficina elaborada através de resoluções de problemas de matemática que envolve situações do cotidiano do campo. A atividade foi desenvolvida com educandos do 6° ano do ensino fundamental do Colégio Estadual do Campo José Alves dos Santos, localizado na zona rural do município de Rio Bonito do Iguaçu (PR) e no Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho localizado no município de Laranjeiras do Sul (PR). A verificação da aprendizagem foi através da aplicação de questionário com questões abertas antes e depois da aplicação da atividade. Como resultado verificou-se que os educandos ficaram motivados com a realização da oficina, explanando que desta forma ficava mais fácil de aprender, e conseguiram relacionar os conteúdos de matemática com as situações do cotidiano deles.
Abstract/Resumen: This work aims to check the efficiency in the use of study aid material addressing objects and information from the student’s daily life in the reinforcement of mathematics teaching. The work brings a brief review from the use of games and playful activities as a teaching / learning method of mathematics. The developed activity came up from a workshop elaborated through resolutions from mathematical problems that involves everyday situations of the field. The activity was carried out with students from the 6th grade of the José Alves dos Santos State School, located in the rural area of the municipality of Rio Bonito do Iguaçu (PR) and at the José Marcondes Sobrinho State College located in the municipality of Laranjeiras do Sul (PR). The verification of the learning went through the application of a questionnaire with open questions before and after the application of the activity. As a result, it was verified that the students got motivated by the workshop, explaining how it was easier to learn, and were able to relate the contents of mathematics to their everyday situations.
Palavras-chave: Didática
Matemática
Escola rural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3064
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
STIPP.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.