Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3071
Tipo: Monografia
Título: A pedagogia da alternância no curso interdisciplinar ciências sociais e humanas - licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul: limites e potencialidades
Autor(es): Lima, Andreia Gomes
Primeiro Orientador: Moraes, Vitor de
Resumo: A pesquisa em questão buscou pontuar alguns elementos acerca da Pedagogia da Alternância, no Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura, no Campus: Laranjeiras do Sul, no Município de Laranjeiras do Sul/ PR. O trabalho possui caráter bibliográfico para compreender o histórico da Pedagogia da Alternância, e da própria Educação do Campo e empírica por meio da pesquisa qualitativa na análise das entrevistas semiestruturadas, realizados com educandos (as) e educadores (as) do Curso. A investigação comportou três partes. No início (primeiro capitulo: A luta por uma Educação do e no Campo) foi analisado o histórico da Educação do Campo vinculada a luta pela terra e também a materialização da Educação do Campo no âmbito das políticas Públicas. Por sequência, segundo capitulo: (A Pedagogia da Alternância e a Auto-organização dos Estudantes no Curso IEDOC- CSH), neste capitulo analisou-se o arcabouço teórico da Pedagogia da Alternância concatenada a questão do trabalho como princípio educativo na AutoOrganização dos Estudantes. Por último a pesquisa teve como foco analisar o que de fato se concretizou no Curso, (terceiro capítulo: O Curso de Licenciatura em Alternância, Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura): Entre a Utopia e a Realidade) ou seja, compreender os referenciais teóricos acerca desta temática, e como elas se materializam no Curso, evidenciando as contradições, desafios e potencialidades, uma vez que o Curso também é uma política pública do Estado.
Abstract/Resumen: La investigación en cuestión busca puntuar algunos elementos acerca de la Pedagogía de la Alternancia, en el Curso Interdisciplinario en Educación Del Campo: Ciencias Sociales y Humanas - Licenciatura, en el Campus: Laranjeiras do Sul, en el Municipio de Laranjeiras do Sul / PR. El trabajo será bibliográfico para comprender el histórico de la Pedagogía de la Alternancia, y de la propia Educación Del Campo y empírica por medio de la investigación cualitativa en el análisis de los cuestionarios semiestructurados, realizados con educandos (as) y educadores (as) del Curso. La investigación llevaba tres partes. En el inicio (primero capitulo: La lucha por una Ed de do y en el Campo) será analizado el histórico de la Educación Del Campo vinculada a la lucha por la tierra y también la materialización de la Educación del Campo en el ámbito de las políticas. En este segundo capítulo se analizará el marco teórico de la Pedagogía de la Alternancia concatenada a la cuestión del trabajo como principio educativo en la Auto-organización, Organización de los Estudiantes. Por último la investigación tendrá como foco analizar lo que de hecho se concretó en el Curso, (tercero capítulo: El Curso de Licenciatura en Alternancia, Interdisciplinario en Educación del Campo: Ciencias Sociales y Humanas - Licenciatura): Entre la Utopía y la Realidad) es decir, comprender los referentes teóricos acerca de esta temática, y cómo se materializan en el Curso. Puntuando avances y contradicciones, una vez que el Curso también es una política pública de Estado
Palavras-chave: Ensino superior
Métodos de ensino
Avaliação da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3071
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.