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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3077
Tipo: | Monografia |
Título: | Projeto educacional Nenhuma Criança sem Escola no Rio Grande do Sul: os rastros das Brizoletas em Liberato Salzano |
Autor(es): | Silva, Renato da |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Marilda Merência |
Resumo: | Esta pesquisa inscreve-se no campo da história da educação, tendo por objeto de estudo as escolas denominadas popularmente de Brizoletas, no Município de Liberato Salzano, no período de 1958 a 1968. Para tal, aborda o projeto governamental Nenhuma Criança Sem Escola no Rio Grande do Sul, meta do governador Leonel de Moura Brizola para erradicar o analfabetismo no estado. A metodologia utilizada contempla o trabalho com fontes primárias e análise documental de documentos produzidos nas escolas e para as escolas, abrangendo registros escolares, como Atas, Cadernos de Matrículas, Registros de Frequência, Atas de Exames, Termos de Visitas e Fotografias. Além disso, o estudo destaca as dificuldades de coleta e preservação das fontes históricas, dificultando a escrita da história das instituições escolares. A partir dos estudos realizados, conclui-se que as escolas foram criadas com o intuito de contribuir para o desenvolvimento urbano industrial do estado e que a presença dessas escolas representou uma marca de progresso e a chegada da educação pública no município. |
Abstract/Resumen: | This research is part of the history of education, with the purpose of studying the schools popularly known as Brizoletas, in the Municipality of Liberato Salzano, from 1958 to 1968. For this, it addresses the governmental project No Child Without School in Rio Grande do Sul, governor Leonel de Moura Brizola's goal to eradicate illiteracy in the state. The methodology used includes work with primary sources and documentary analysis of documents produced in schools and for schools, covering school records, such as Minute Books, Registration Notebooks, Frequency Registers, Exam Cards, Visits Terms and Photographs.In addition, the study highlights the difficulties of collecting and preserving historical sources, making it difficult to write the history of school institutions. From the studies carried out, it is concluded that the schools were created with the intention of contributing to the urban industrial development of the state and that the presence of these schools represented a mark of progress and the arrival of public education in the municipality. |
Palavras-chave: | História da educação Rio-grandenses-do-sul Analfabetismo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3077 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | História |
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