Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/311
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A literatura de terror como incentivo à leitura de textos literários para pré-adolescentes
Autor(es): Dalcanalle, Lucieli
Resumo: O presente artigo busca mostrar como a literatura fantástica, com enfoque no subgênero terror, pode auxiliar no incentivo à leitura de estudantes que estão nas séries iniciais do segundo ciclo do ensino fundamental. Para tanto nos apoiaremos nas teorias de Tzvetan Todorov sobre a literatura fantástica e Stephen King, mais especificamente, sobre o terror, e Remo Ceserani sobre as principais características encontradas no gênero fantástico. Também apresentaremos as considerações de Michelè Petit, Anna Maria Pessoa de Carvalho sobre os motivos que causam a falta de interesse dos pré-adolescentes pela leitura, Nelly Novaes Coelho, que apresenta os temas que mais se encaixam com a faixa etária estudada, e Nádia Battella Gotlib, que aborda as características do conto. Por fim, será exposta uma proposta de como o conto de terror poderia ser trabalhado em sala de aula, com o intuito de instigar os alunos a buscarem novos textos, independente de qual gênero for.
Palavras-chave: Literatura fantástica
Letramento literário
Contos de terror
Incentivos à leitura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/311
Data do documento: 4-Dez-2015
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALCANALLE.pdf266,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.