Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/311
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | A literatura de terror como incentivo à leitura de textos literários para pré-adolescentes |
Autor(es): | Dalcanalle, Lucieli |
Resumo: | O presente artigo busca mostrar como a literatura fantástica, com enfoque no subgênero terror, pode auxiliar no incentivo à leitura de estudantes que estão nas séries iniciais do segundo ciclo do ensino fundamental. Para tanto nos apoiaremos nas teorias de Tzvetan Todorov sobre a literatura fantástica e Stephen King, mais especificamente, sobre o terror, e Remo Ceserani sobre as principais características encontradas no gênero fantástico. Também apresentaremos as considerações de Michelè Petit, Anna Maria Pessoa de Carvalho sobre os motivos que causam a falta de interesse dos pré-adolescentes pela leitura, Nelly Novaes Coelho, que apresenta os temas que mais se encaixam com a faixa etária estudada, e Nádia Battella Gotlib, que aborda as características do conto. Por fim, será exposta uma proposta de como o conto de terror poderia ser trabalhado em sala de aula, com o intuito de instigar os alunos a buscarem novos textos, independente de qual gênero for. |
Palavras-chave: | Literatura fantástica Letramento literário Contos de terror Incentivos à leitura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/311 |
Data do documento: | 4-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DALCANALLE.pdf | 266,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.