Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/313
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Um olhar para dentro da universidade: práticas de letramento de funcionária do serviço terceirizado no contexto da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza-PR
Autor(es): Wisnievski, Cristiane
Resumo: Com esse trabalho, buscamos depreender práticas de letramento de funcionárias do serviço terceirizado da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza-PR, a fim de compreender vivências e valorações dessas participantes inferíveis por meio de eventos de letramento dos quais elas participavam na infância e os quais elas agenciavam no cotidiano, nas diferentes esferas de atividade humana nas quais interagiam, bem como por meio de eventos de letramento que elas vivenciam nas suas atividades diárias, tanto na esfera laboral quanto familiar. As bases que orientam o estudo são dos estudos do letramento, a exemplo de Street (2003) e Kleiman (1995). A geração de dados deu-se por meio de entrevista aberta, realizada com as 15 serventes que trabalham na Universidade, em que o foco maior de atenção foram as vivências com a leitura historicizadas por elas. Assim, inferimos que elas vivenciam práticas de leitura específicas, mais relacionadas a questões de religiosidade, tanto na esfera familiar quanto na esfera laboral, as quais têm implicações das relações que estabelecem entre elas dentro do próprio grupo de trabalho, não sofrendo influência das práticas valorizadas na universidade.
Palavras-chave: Práticas de letramento
Leitura
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/313
Data do documento: 8-Ago-2016
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WISNIEVSKI.pdf337,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.