Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/313
Type: Artigo Cientifico
Title: Um olhar para dentro da universidade: práticas de letramento de funcionária do serviço terceirizado no contexto da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza-PR
Author: Wisnievski, Cristiane
Resume: Com esse trabalho, buscamos depreender práticas de letramento de funcionárias do serviço terceirizado da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza-PR, a fim de compreender vivências e valorações dessas participantes inferíveis por meio de eventos de letramento dos quais elas participavam na infância e os quais elas agenciavam no cotidiano, nas diferentes esferas de atividade humana nas quais interagiam, bem como por meio de eventos de letramento que elas vivenciam nas suas atividades diárias, tanto na esfera laboral quanto familiar. As bases que orientam o estudo são dos estudos do letramento, a exemplo de Street (2003) e Kleiman (1995). A geração de dados deu-se por meio de entrevista aberta, realizada com as 15 serventes que trabalham na Universidade, em que o foco maior de atenção foram as vivências com a leitura historicizadas por elas. Assim, inferimos que elas vivenciam práticas de leitura específicas, mais relacionadas a questões de religiosidade, tanto na esfera familiar quanto na esfera laboral, as quais têm implicações das relações que estabelecem entre elas dentro do próprio grupo de trabalho, não sofrendo influência das práticas valorizadas na universidade.
Keywords: Práticas de letramento
Leitura
Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/313
Issue Date: 8-Aug-2016
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WISNIEVSKI.pdf337,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.