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Type: Monografia
Title: Uma análise das relações de trabalho e estudo no caso da Escola de Educação Básica Druziana Sartori
Author: Biavatti, Éverton Hellmann
First advisor: Alves, Joana Golin
Resume: O presente trabalho de conclusão de curso foi elaborado como requisito parcial de aprovação no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, e tem como tema, uma análise das relações de trabalho e estudo no caso da Escola de Educação Básica Druziana Sartori. O objetivo deste trabalho foi investigar e compreender as transformações e mudanças que ocorrem na vida dos adolescentes que trabalham e estudam no ensino médio e qual a ligação dessas mudanças aos contextos familiares, educacionais e sociais ao qual pertencem. As abordagens principais em relação ao estudo e trabalho na adolescência focaram nos posicionamentos e noções dos estudantes pesquisados em relação aos cenários institucionais aos quais fazem parte, sua inserção no mercado de trabalho e as relações familiares e estudantis que se desenrolam depois dessa inserção. Para a realização desta pesquisa optou-se por abordagem qualitativa, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas e questionários abertos aplicados a 10 (dez) estudantes da Escola de Educação Básica Druziana Sartori, localizada no município de Chapecó – SC, com faixa etária de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos, matriculados no ensino regular.
Abstract: The present work of conclusion of course was elaborated as a partial requisite of approval in the course of Degree in Social Sciences of the Federal University of the Southern Frontier, and has like subject, an analysis of the relations of work and study in the case of the school of basic education Druziana Sartori . The aim of this study was to investigate and understand the transformations and changes that occur in the lives of adolescents who work and study in high school and how the changes are linked to the family, educational and social contexts to which they belong. The main approaches to study and work in adolescence focused on the positions and notions of the researched students in relation to the institutional scenarios to which they are part, their insertion in the job market and the family and student relationships that take place after this insertion. In order to carry out this research, a qualitative approach was chosen, making use of semi-structured interviews and open questionnaires applied to 10 (ten) students of the Sartori Druze Basic School of Education, located in the municipality of Chapecó - SC, aged 15 ) to 17 (seventeen) years, enrolled in regular education.
Keywords: Relação aluno-escola
Relação escola-família
Adolescentes
Ensino médio
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3130
Issue Date: 2019
Appears in Collections:TCC Ciências Sociais

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