Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/314
Type: Monografia
Title: Formação de professores e o processo de inclusão de surdos no ensino regular
Author: Bieger, Juliana
First advisor: Ziesmann, Cleusa Inês
metadata.dc.contributor.referee1: Bolter, Serli Genz
metadata.dc.contributor.referee2: Nogueira, Sandra Vidal
Resume: O objetivo desse estudo foi de investigar quais são as condições oferecidas aos professores de ensino regular para a produção de saberes docentes, que os capacite para atuar no ensino escolar com crianças surdas, a partir de um estudo bibliográfico. A amostra foi, portanto, constituída de 9 publicações e identificadas a partir de palavras chaves como: inclusão, formação docente e surdez com leituras feitas de publicações em periódicos, dissertações no período de 2000 até 2015. Como resultados dessa investigação, podemos constatar que há grandes dificuldades por parte dos professores e na escola como um todo para incluir efetivamente estudantes surdos nas salas de aula do ensino regular, pois não basta viabilizar o acesso dos mesmos ou disponibilizar materiais pedagógicos, mas sim é necessário oportunizar e realizar uma reorganização em toda a escola e principalmente no sistema educativo, contemplando uma formação especifica sobre a educação inclusiva para os profissionais da educação compromissados com a educação para todos.
Abstract: El objetivo de ese estudio fue de investigar cuales son las condiciones ofrecidas a los profesores de enseñanza regular para a la producción de saberes docentes, que os capacite para actuar en la enseñanza regular con niños sordos, a partir de un estudio bibliográfico. La muestra se constituyó, por lo tanto, en 9 publicaciones e identificadas a partir de palabras clave como: inclusión, formación docente y sordez con lecturas hechas de publicaciones en periódicos, disertaciones en el período de 2000 hasta 2015. Como resultados de esa investigación, podemos constatar que hay grandes dificultades por parte de los profesores y en la escuela como un todo para incluir efectivamente estudiantes sordos en las clases de la enseñanza regular, pues no basta viabilizar el acceso de los mismos o disponer materiales pedagógicos; es necesario dar oportunidad y realizar una reorganización en toda la escuela y principalmente en el sistema educativo, contemplando una formación específica sobre la educación inclusiva para los profesionales de la educación comprometidos con la educación para todos.
Keywords: Educação de surdos
Método educacional
Educação inclusiva
Formação de professores
Docência
Inclusão
Surdez
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/314
Issue Date: 24-Jun-2016
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIEGER.pdf523,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.