Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3171
Tipo: Tese
Título: A noção de infinitésimo no esboço de curvas no ensino médio: por uma abordagem de interpretação global de propriedades figurais
Autor(es): Pasa, Bárbara Cristina
Primeiro Orientador: Moretti, Méricles Thadeu
Resumo: Esboçar e compreender curvas são atividades que perpassam diversas ações e áreas da vida humana. Tais atividades permitem a representação de fenômenos e situações cotidianas, estando presentes, em âmbito escolar, no ensino fundamental, médio e superior, em diferentes disciplinas. Contudo, o cenário educacional e pesquisas na área de Educação Matemática apontam dificuldades no esboço de curvas e na compreensão do fenômeno que uma curva representa, de estudantes em todos os níveis de ensino. Visando problematizar o esboço de curvas de algumas funções no ensino médio, apresentamos um caminho alternativo e analisamos suas possibilidades e limitações relacionadas ao ensino e à aprendizagem à luz da abordagem de interpretação global das propriedades figurais da teoria dos registros de representação semiótica, preconizada por Raymond Duval. A abordagem de interpretação global é resultado de estudos realizados pelo referido autor com a função linear/afim, no sentido de analisar a congruência entre os registros algébrico e gráfico que perpassa a discriminação das unidades significativas próprias a cada registro e as transformações implícitas exigidas para a mudança de registro. Duval realizou suas análises levando em conta os parâmetros do registro algébrico da função afim e os efeitos da variação destes, no registro gráfico. No caso de funções polinomiais de segundo e terceiro graus, analisar as variações de parâmetros torna-se impraticável por conta da quantidade de possibilidades de variações. Por isso, visando manter o compromisso com a interpretação global, utilizamos como recurso as taxas de variação da função compreendidas a partir da noção de infinitésimo, sem a formalização e o rigor requeridos no trabalho com conceito de limites. Trilhamos este caminho alternativo de esboço de curvas em sala de aula com estudantes do terceiro ano do ensino médio, a partir da elaboração e desenvolvimento de uma sequência didática, organizada de acordo com elementos da Engenharia Didática. As reflexões suscitadas nos permitiram concluir que o trabalho nesta perspectiva possibilita o reconhecimento de unidades básicas simbólicas, relativas à variabilidade e de unidades básicas gráficas e, mais do que isso, as conversões entre elas, sem a necessidade de obtenção da expressão algébrica da função. Compreendemos, a partir da aplicação da sequência didática e da análise dos diálogos e resoluções dos estudantes quanto às funções do discurso mobilizadas, o processo de apropriação do conhecimento pelos estudantes e os gestos intelectuais mobilizados no caminho alternativo que possibilitaram a compreensão ampla do conceito de funções no que se refere à sua variabilidade. Em relação ao ensino, evidenciamos limitações provenientes de um ensino de esboço de curvas unicamente permeado de uma abordagem ponto a ponto, a qual restringe o olhar do estudante quanto ao movimento, à transformação e ao dinamismo presentes no conceito de funções, não proporcionando a tomada de consciência das conversões entre registros de representação semióticas necessárias, tampouco dos tratamentos. Sinalizamos, desta forma, que se promova, no contexto do ensino médio, um ensino de funções e esboço de curvas em sintonia com as possibilidades de aprendizagem dos estudantes, permitindo olhares diferenciados a uma curva e ao que ela representa e, mais do que isso, um ensino que estimule a comunicação escrita e oral das conclusões na resolução de problemas matemáticos.
Abstract/Resumen: Sketching and understanding curves are activities that permeate several actions and areas of human life. Such activities allow the representation of everyday facts and situations, being present in elementary, middle and higher education, in different subjects. However, the educational scenario and research in Mathematics show the difficulties students, from all levels of education, have in delineating curves and in understanding the phenomenon that a curve represents. In order to problematize the understanding of curves of some functions in secondary education, we introduce an alternative path and analyze its possibilities and limitations, related to teaching and learning, in light of the global interpretation approach of the figurative properties of the semiotic registers of representation theory, recommended by Raymond Duval. The global interpretation approach is a result of studies carried out by the author with the linear/affine function, in order to analyze the congruence between the algebraic and graphical registers that permeate the discrimination of the significant units of each record and the implicit transformations required for the change of record. Duval performed his analyzes taking into account the parameters of the algebraic register of the affine function and the effects of their variation, in the graphic record. In the case of second and third degrees polynomial functions, analyzing the parameters variations becomes impracticable due to the amount of possible variation. Therefore, in order to maintain the commitment to the global interpretation, we use as a resource, the variation rates of the function comprised from the notion of infinitesimal, without the formalization and accuracy required in the work with limits concept. We traced this alternative path of sketching curves in the classroom with third year of high school students, from the elaboration and development of a didactic sequence, organized according to elements of Didactic Engineering. The reflections have allowed us to conclude that the work in this perspective allows the recognition of basic symbolic units, related to variability and basic graphic units and, more than that, the circulation between them, without the need to obtain the algebraic expression of the function. We understand, from the application of the didactic sequence and the analysis of the dialogues as well as the students resolutions regarding the organized functions of the speech, the process of knowledge appropriation by the students and the intellectual gestures mobilized in the alternative way that made possible the wide comprehension of the concept of functions in terms of their variability. In relation to teaching, we show limitations from teaching curves drawing permeated by a point-to-point approach, which limits the students' observation on the movement, transformation and dynamism present in the concept of functions, not providing the consciousness of the conversions among necessary semiotic registers, nor of the treatments. In this context, we suggest that, in secondary education, the teaching of functions and the sketching of curves should be promoted in harmony with the students' learning possibilities, allowing a differentiated look at a curve and what it represents and, more than that, a teaching that stimulates the written and oral communication of the conclusions in the resolution of mathematical problems.
Palavras-chave: Educação matemática
Aprendizagem
Ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UFSC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3171
Data do documento: 2017
Nível: Doutorado
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PASA.pdf5,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.