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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Eidt, Celso-
dc.contributor.referee1Eidt, Celso-
dc.contributor.referee2Silva, Ilton Benoni da-
dc.contributor.referee3Roani, Alcione Roberto-
dc.creatorZucchi, Janaína-
dc.date2019-06-27-
dc.date.accessioned2019-09-23T18:27:38Z-
dc.date.available2019-09-23T18:27:38Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3184-
dc.description.resumoDesde a Grécia Antiga a Filosofia se constituiu enquanto ciência que busca compreender e responder aos questionamentos de seu tempo, mais ainda, propondo reflexões que não se esgotam em seu contexto, mas perpassam por este e se tornem um saber sistematizado para as gerações futuras. Assim como a Filosofia, também o seu ensino é uma atividade que necessariamente envolve o pensar, o raciocínio crítico e o envolvimento do sujeito na compreensão de si mesmo e do mundo que o cerca, o que torna pertinente tematizar a relação entre o exercício filosófico e a atividade de ensino, proposta desta escrita. Nestes termos, o presente trabalho apresenta uma análise e proposições críticas acerca da disciplina de Filosofia como um componente curricular do Ensino Médio, tendo por objetivo analisar a inserção desta disciplina como fundamental para a constituição da reflexão e da formação humana nesta etapa da Educação Básica, em que os conceitos de ser humano são formados. Tal objetivo parte de uma problemática central em destaque: Quais as contribuições do Ensino de Filosofia para os jovens, no que tange à formação humana e, em que consiste sua importância enquanto disciplina no Ensino Médio? O que se apresenta, portanto, é o exercício filosófico em sua origem histórica e em sua tarefa educativa, capaz de estabelecer diálogos com outras áreas do conhecimento e fornecer aportes ao sucesso do estudo e da compreensão do ser humano em seus diferentes aspectos, partindo-se da hipótese da fundamental importância de sua inserção enquanto disciplina no currículo do Ensino Médio, tendo por base o seu caráter reflexivo e investigativo da realidade e da formação do sujeito.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-09-17T14:21:18Z No. of bitstreams: 1 ZUCCHI.pdf: 584410 bytes, checksum: cbd14910c243b16bb2a66a4dbcf9f96f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-09-23T18:27:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZUCCHI.pdf: 584410 bytes, checksum: cbd14910c243b16bb2a66a4dbcf9f96f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-23T18:27:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZUCCHI.pdf: 584410 bytes, checksum: cbd14910c243b16bb2a66a4dbcf9f96f (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino médiopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleO ensino da filosofia no ensino médio e a formação humana: análise e proposições críticaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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