Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3184
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Eidt, Celso | - |
dc.contributor.referee1 | Eidt, Celso | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ilton Benoni da | - |
dc.contributor.referee3 | Roani, Alcione Roberto | - |
dc.creator | Zucchi, Janaína | - |
dc.date | 2019-06-27 | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T18:27:38Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T18:27:38Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3184 | - |
dc.description.resumo | Desde a Grécia Antiga a Filosofia se constituiu enquanto ciência que busca compreender e responder aos questionamentos de seu tempo, mais ainda, propondo reflexões que não se esgotam em seu contexto, mas perpassam por este e se tornem um saber sistematizado para as gerações futuras. Assim como a Filosofia, também o seu ensino é uma atividade que necessariamente envolve o pensar, o raciocínio crítico e o envolvimento do sujeito na compreensão de si mesmo e do mundo que o cerca, o que torna pertinente tematizar a relação entre o exercício filosófico e a atividade de ensino, proposta desta escrita. Nestes termos, o presente trabalho apresenta uma análise e proposições críticas acerca da disciplina de Filosofia como um componente curricular do Ensino Médio, tendo por objetivo analisar a inserção desta disciplina como fundamental para a constituição da reflexão e da formação humana nesta etapa da Educação Básica, em que os conceitos de ser humano são formados. Tal objetivo parte de uma problemática central em destaque: Quais as contribuições do Ensino de Filosofia para os jovens, no que tange à formação humana e, em que consiste sua importância enquanto disciplina no Ensino Médio? O que se apresenta, portanto, é o exercício filosófico em sua origem histórica e em sua tarefa educativa, capaz de estabelecer diálogos com outras áreas do conhecimento e fornecer aportes ao sucesso do estudo e da compreensão do ser humano em seus diferentes aspectos, partindo-se da hipótese da fundamental importância de sua inserção enquanto disciplina no currículo do Ensino Médio, tendo por base o seu caráter reflexivo e investigativo da realidade e da formação do sujeito. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-09-17T14:21:18Z No. of bitstreams: 1 ZUCCHI.pdf: 584410 bytes, checksum: cbd14910c243b16bb2a66a4dbcf9f96f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-09-23T18:27:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZUCCHI.pdf: 584410 bytes, checksum: cbd14910c243b16bb2a66a4dbcf9f96f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-23T18:27:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZUCCHI.pdf: 584410 bytes, checksum: cbd14910c243b16bb2a66a4dbcf9f96f (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.title | O ensino da filosofia no ensino médio e a formação humana: análise e proposições críticas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ZUCCHI.pdf | 570.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.