Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3184
Type: Monografia
Title: O ensino da filosofia no ensino médio e a formação humana: análise e proposições críticas
Author: Zucchi, Janaína
First advisor: Eidt, Celso
metadata.dc.contributor.referee1: Eidt, Celso
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ilton Benoni da
metadata.dc.contributor.referee3: Roani, Alcione Roberto
Resume: Desde a Grécia Antiga a Filosofia se constituiu enquanto ciência que busca compreender e responder aos questionamentos de seu tempo, mais ainda, propondo reflexões que não se esgotam em seu contexto, mas perpassam por este e se tornem um saber sistematizado para as gerações futuras. Assim como a Filosofia, também o seu ensino é uma atividade que necessariamente envolve o pensar, o raciocínio crítico e o envolvimento do sujeito na compreensão de si mesmo e do mundo que o cerca, o que torna pertinente tematizar a relação entre o exercício filosófico e a atividade de ensino, proposta desta escrita. Nestes termos, o presente trabalho apresenta uma análise e proposições críticas acerca da disciplina de Filosofia como um componente curricular do Ensino Médio, tendo por objetivo analisar a inserção desta disciplina como fundamental para a constituição da reflexão e da formação humana nesta etapa da Educação Básica, em que os conceitos de ser humano são formados. Tal objetivo parte de uma problemática central em destaque: Quais as contribuições do Ensino de Filosofia para os jovens, no que tange à formação humana e, em que consiste sua importância enquanto disciplina no Ensino Médio? O que se apresenta, portanto, é o exercício filosófico em sua origem histórica e em sua tarefa educativa, capaz de estabelecer diálogos com outras áreas do conhecimento e fornecer aportes ao sucesso do estudo e da compreensão do ser humano em seus diferentes aspectos, partindo-se da hipótese da fundamental importância de sua inserção enquanto disciplina no currículo do Ensino Médio, tendo por base o seu caráter reflexivo e investigativo da realidade e da formação do sujeito.
Keywords: Ensino médio
Currículo de ensino médio
Filosofia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3184
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZUCCHI.pdf570,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.