Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3184
Tipo: | Monografia |
Título: | O ensino da filosofia no ensino médio e a formação humana: análise e proposições críticas |
Autor(es): | Zucchi, Janaína |
Primeiro Orientador: | Eidt, Celso |
Primeiro membro da banca: | Eidt, Celso |
Segundo membro da banca: | Silva, Ilton Benoni da |
Terceiro membro da banca: | Roani, Alcione Roberto |
Resumo: | Desde a Grécia Antiga a Filosofia se constituiu enquanto ciência que busca compreender e responder aos questionamentos de seu tempo, mais ainda, propondo reflexões que não se esgotam em seu contexto, mas perpassam por este e se tornem um saber sistematizado para as gerações futuras. Assim como a Filosofia, também o seu ensino é uma atividade que necessariamente envolve o pensar, o raciocínio crítico e o envolvimento do sujeito na compreensão de si mesmo e do mundo que o cerca, o que torna pertinente tematizar a relação entre o exercício filosófico e a atividade de ensino, proposta desta escrita. Nestes termos, o presente trabalho apresenta uma análise e proposições críticas acerca da disciplina de Filosofia como um componente curricular do Ensino Médio, tendo por objetivo analisar a inserção desta disciplina como fundamental para a constituição da reflexão e da formação humana nesta etapa da Educação Básica, em que os conceitos de ser humano são formados. Tal objetivo parte de uma problemática central em destaque: Quais as contribuições do Ensino de Filosofia para os jovens, no que tange à formação humana e, em que consiste sua importância enquanto disciplina no Ensino Médio? O que se apresenta, portanto, é o exercício filosófico em sua origem histórica e em sua tarefa educativa, capaz de estabelecer diálogos com outras áreas do conhecimento e fornecer aportes ao sucesso do estudo e da compreensão do ser humano em seus diferentes aspectos, partindo-se da hipótese da fundamental importância de sua inserção enquanto disciplina no currículo do Ensino Médio, tendo por base o seu caráter reflexivo e investigativo da realidade e da formação do sujeito. |
Palavras-chave: | Ensino médio Currículo de ensino médio Filosofia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3184 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ZUCCHI.pdf | 570.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.