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Type: Monografia
Title: Proposta de planejamento estratégico para a Escola de Educação Básica Marechal Bormann
Author: Saugo, Letícia Robette
First advisor: Mocellin, Ronei Arno
Resume: É fundamental para qualquer organização utilizar o planejamento estratégico, uma vez que essa ferramenta auxilia na tomada de decisão por parte dos gestores, com práticas que condizem com a realidade em que está inserida, tanto internamente quanto externamente, e que neste contexto permitam uma gestão participativa e democrática. Desta forma, este trabalho teve como objetivo geral a elaboração de uma proposta de planejamento estratégico para uma Escola de Ensino Básico Estadual, com sede no município de Chapecó-SC. Destaca-se a contribuição no sentido de auxiliar a atingir os objetivos propostos e compreender as mudanças que ocorrem dentro do ambiente escolar. A pesquisa está classificada como sendo de natureza qualitativa. Quanto aos meios, trata-se de um estudo de caso, e quanto aos fins, é um trabalho descritivo. Os dados utilizados foram coletados através de entrevista semiestruturada com o diretor e o coordenador da Escola. Mediante os dados obtidos, foi possível descrever e analisar o ambiente interno e externo da organização, após foi definido missão, visão e valores, e posteriormente os objetivos e metas a serem alcançadas. Os resultados do presente estudo apontam para uma debilidade ofensiva, ou seja, para estratégia de crescimento, se utilizando das várias oportunidades mesmo possuindo fragilidades. Diante disso, foram elaboradas estratégias através do 5W2H, tendo em vista a correção das fragilidades internas, aproveitando as oportunidades do ambiente externo, tendo em vista a criação de diretrizes para a sustentação e desenvolvimento da organização.
Abstract: It is fundamental for any organization to use strategic planning, since this tool assists managers in decision making, with practices that match the reality in which it is inserted, both internally and externally, and which in this context allow participatory management and democratic. In this way, this work had as general objective the elaboration of a proposal of strategic planning for a School of State Basic Education, with soothes in the municipality of Chapecó-SC. The contribution to help achieve the proposed objectives and understand the changes that occur within the school environment is highlighted. The research is classified as being qualitative in nature. As for the means, this is a case study, and for the purposes, it is a descriptive work. The data used were collected through a semi-structured interview with the director and the coordinator of the School. Based on the data obtained, it was possible to describe and analyze the internal and external environment of the organization, after defining the mission, vision and values, and subsequently the objectives and goals to be achieved. The results of the present study point to an offensive weakness, that is, to growth strategy, if using the various opportunities, even with weaknesses. In view of this, strategies were developed through 5W2H, aiming at correcting internal fragilities, taking advantage of the opportunities of the external environment, with a view to creating guidelines for the organization's sustainability and development.
Keywords: Planejamento estratégico
Administração da educação
Escola pública
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3292
Issue Date: 2019
Appears in Collections:TCC Administração

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