Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/330
Tipo: Monografia
Título: A importância do lúdico no atendimento educacional especializado para surdos
Autor(es): Lermen, Jaqueline Adriana
Primeiro Orientador: Ziesmann, Cleusa Inês
Primeiro membro da banca: Bolter, Serli Genz
Segundo membro da banca: Costa, Geni Vanderléia Moura da
Resumo: Esse trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Dentre as publicações selecionadas, fizemos uma busca a partir de palavras chaves: ensino, educação inclusiva e LIBRAS. Foram feitas leituras críticas reflexivas para que em um segundo momento conseguíssemos alcançar o nosso objetivo, que era de investigar situações de ensino e aprendizagem para alunos surdos incluídos em escolas de ensino regular. Temos ainda a intenção de analisar as bibliografias que abordam o ensino de LIBRAS e escrita da Língua Portuguesa no mesmo ambiente escolar e aprimorar conhecimentos sobre o ensino da L2 para surdos que possam contribuir no atendimento para crianças surdas com uso de atividades lúdicas. Como resultados dessa investigação, podemos verificar que o lúdico tem como função mediadora auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma aula mais atraente ao aluno e tornando o aprendizado mais significativo, acreditando ainda que além de brincar a criança está aprendendo.
Abstract/Resumen: Este trabajo se caracteriza como una pesquisa bibliográfica de carácter cualitativo. Entre las publicaciones seleccionadas, hicimos una búsqueda a partir de palabras claves: enseñanza, educación inclusiva, LIBRAS .Fueron hechas lecturas criticas reflexivas para que en un según momento pudimos alcanzar nuestro objetivo, que fue investigar situaciones de enseñanza y aprendizaje para alumnos sordos incluidos en escuelas de enseñanza regular. Tenemos aún la intención de analizar las bibliográfias que abordan la enseñanza de LIBRAS y escrita de la lengua portuguesa en el mismo espacio escolar y mejorar conocimientos sobre enseñanza de la L2 para sordos que pueden contribuir en el atendimiento para niños sordos con el uso de las actividades lúdicas. Como resultados de esta investigación, podemos verificar que el lúdico tiene función mediadora auxiliar en el proceso de enseñanza y aprendizaje, proporcionando una clase más atractiva al alumno y tornando el aprendizaje más significativo, acreditando que aún de brincar el niño está aprendiendo.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Libras
Ensino regular
Inclusão
Escrita
Língua portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/330
Data do documento: 24-Jun-2016
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LERMEN.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.