Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/330
Type: | Monografia |
Title: | A importância do lúdico no atendimento educacional especializado para surdos |
Author: | Lermen, Jaqueline Adriana |
First advisor: | Ziesmann, Cleusa Inês |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bolter, Serli Genz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Geni Vanderléia Moura da |
Resume: | Esse trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Dentre as publicações selecionadas, fizemos uma busca a partir de palavras chaves: ensino, educação inclusiva e LIBRAS. Foram feitas leituras críticas reflexivas para que em um segundo momento conseguíssemos alcançar o nosso objetivo, que era de investigar situações de ensino e aprendizagem para alunos surdos incluídos em escolas de ensino regular. Temos ainda a intenção de analisar as bibliografias que abordam o ensino de LIBRAS e escrita da Língua Portuguesa no mesmo ambiente escolar e aprimorar conhecimentos sobre o ensino da L2 para surdos que possam contribuir no atendimento para crianças surdas com uso de atividades lúdicas. Como resultados dessa investigação, podemos verificar que o lúdico tem como função mediadora auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma aula mais atraente ao aluno e tornando o aprendizado mais significativo, acreditando ainda que além de brincar a criança está aprendendo. |
Abstract: | Este trabajo se caracteriza como una pesquisa bibliográfica de carácter cualitativo. Entre las publicaciones seleccionadas, hicimos una búsqueda a partir de palabras claves: enseñanza, educación inclusiva, LIBRAS .Fueron hechas lecturas criticas reflexivas para que en un según momento pudimos alcanzar nuestro objetivo, que fue investigar situaciones de enseñanza y aprendizaje para alumnos sordos incluidos en escuelas de enseñanza regular. Tenemos aún la intención de analizar las bibliográfias que abordan la enseñanza de LIBRAS y escrita de la lengua portuguesa en el mismo espacio escolar y mejorar conocimientos sobre enseñanza de la L2 para sordos que pueden contribuir en el atendimiento para niños sordos con el uso de las actividades lúdicas. Como resultados de esta investigación, podemos verificar que el lúdico tiene función mediadora auxiliar en el proceso de enseñanza y aprendizaje, proporcionando una clase más atractiva al alumno y tornando el aprendizaje más significativo, acreditando que aún de brincar el niño está aprendiendo. |
Keywords: | Educação inclusiva Libras Ensino regular Inclusão Escrita Língua portuguesa |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/330 |
Issue Date: | 24-Jun-2016 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LERMEN.pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.