Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3315
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de análise combinatória pautado na aprendizagem, nos trabalhos em grupo e na comunicação matemática
Autor(es): Jacoby, Keli
Primeiro Orientador: Binotto, Rosane Rossato
Resumo: A partir da necessidade de tornar o aprendizado em Matemática, por parte dos alunos, mais significativo, segundo a teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel, apresentamos o presente estudo, em que abordamos a possibilidade dos alunos interagirem com o conteúdo matemático. A importância do papel mediador do professor como representante do conhecimento. A importância e função da linguagem na formação de conceitos e a implementação do ensino de Análise Combinatória de forma gradativa e produtiva. Neste sentido traçamos o seguinte objetivo: Analisar as possíveis contribuições para a aprendizagem significativa dos conteúdos de Análise Combinatória a partir da realização de atividades e/ou resolução de problemas em grupos, explorando a comunicação matemática. Para isso, desenvolvemos uma proposta de ensino, de Análise Combinatória, embasada na resolução de situações-problema, a fim de desenvolver o pensamento combinatório nos alunos a partir de um ambiente de estímulo a argumentação e discussões em pequenos e grandes grupos. Em um primeiro momento, os alunos resolveram situações-problema sobre conteúdos de Análise Combinatória, sem o uso de qualquer fórmula, utilizando apenas seus conhecimentos prévios. Na sequência apresentamos os conteúdos de Análise Combinatória e suas fórmulas e em terceiro momento os alunos resolveram exercícios e situações-problemas optando por qual método gostariam de resolvê-los, a fim de tornar a aprendizagem significativa. A coleta de dados ocorreu a partir dos testes aplicados durante os encontros bem como as anotações feitas em diário de bordo. A análise dos dados evidencia que esta proposta de ensino foi capaz de contribuir de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem de Análise Combinatória, pois os alunos apresentaram avanços na capacidade de resolver problemas envolvendo princípios de contagem. A comparação entre os resultados dos testes de diagnóstico evidencia um significativo crescimento na compreensão dos conceitos e na resolução de problemas combinatórios. Além disso, a análise revela que a realização das atividades em grupo com ênfase na comunicação matemática foi fundamental para bons resultados da proposta. Os dados sugerem que as discussões em pequenos e grandes grupos, com estímulo a argumentação, trazem contribuições para o desenvolvimento do pensamento combinatório.
Abstract/Resumen: In response to the needs to make learning in mathematics, by the students, more meaningful, according to Ausubel's Meaningful Learning theory, we present this study in which we approach the possibility of students interacting with mathematical content, the significance of the mediator role of teacher as representative of knowledge, the importance and function of language in the formation of concepts and the implementation of Combinatorial Analysis teaching in a gradual and productive way. In this sense, we propose the following question: Will there be meaningful learning of Combinatorial Analysis, from a teaching proposal based on group work and mathematical communication, applied to a class of students from the Second Grade of High School in Chapecó- SC? To this end, we developed a teaching proposal, of Combinatorial Analysis, based on the resolution of problem situations, in order to develop combinatorial thinking in students from an environment that stimulates argumentation and discussions in small and large groups. To this, at first, the students solved problem situations about Combinatorial Analysis contents, without the use of any formula, using only their previous knowledge. After this, we present the contents of the Combinatorial Analysis and the formulas, and in the third moment the students solved exercises and problem situations by choosing which method they would like to solve them, in order to make the learning meaningful. The data collection was made from the tests applied during the meetings as well as the notes made in the logbook. The data analysis shows that this teaching proposal was able to contribute significantly to the process of teaching and learning of Combinatorial Analysis, as the students presented advances in the ability to solve problems involving counting principles. The comparison between the results of the diagnostic tests highlight a significant growth in the understanding of the concepts and in the resolution of combinatorial problems. In addition, the analysis reveals that the realization of group activities with emphasis on mathematical communication was fundamental for good results of the proposal. The data suggest that discussions in small and large groups, with encouragement of argumentation, contribute to the development of combinatorial thinking.
Palavras-chave: Matemática
Combinatória
Ensino e aprendizagem
Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3315
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JACOBY.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.