Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares-
dc.creatorChemin, Juliana-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2019-12-16T16:29:25Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-12-16T16:29:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3330-
dc.description.abstractThis research deals with an analysis performed in textbooks distributed by MEC in 2018. The main objective of the research is: to know and problematize the ways of approach of the literary text and the didactic proposals for the teaching of Literature suggested by the Teaching Textbook Medium in view of the role of literature in human formation. In this sense, we seek to understand the importance of teaching the literary text and its contributions to human formation. The project has the analysis of three textbooks, and the strategy for choosing the material was based on reviews of four editions of books approved by MEC - 2009, 2012, 2015 and 2018. To achieve the object of the research were observed some categories such as: the space of the literary text and a careful analysis of the activities suggested by the teaching manuals about the literary work. All this investigation aims to analyze the approximation between literature and its contribution to human formation.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata de uma análise realizada em livros didáticos distribuídos pelo MEC no ano de 2018. O objetivo central da pesquisa é conhecer e problematizar os modos de abordagem do texto literário e as propostas didáticas para o ensino de Literatura sugeridas pelo Livro Didático do Ensino Médio, tendo em vista, o papel da Literatura na formação humana. Nesse sentido, busca-se entender a importância do ensino do texto literário e suas contribuições para a formação humana. O projeto conta com a análise de três livros didáticos, sendo que a estratégia para a escolha do material se pautou nas resenhas de quatro edições de livros aprovadas pelo MEC – 2009, 2012, 2015 e 2018. Para alcançar o objeto da investigação, foram observadas algumas categorias como: o espaço do texto literário e uma análise cuidadosa das atividades sugeridas pelos manuais de ensino acerca da obra literária. Toda essa investigação tem como objetivo maior analisar a aproximação entre a literatura e sua contribuição para a formação humana.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-11-28T19:59:54Z No. of bitstreams: 1 CHEMIN.pdf: 6748300 bytes, checksum: a6392fcbf31cc98156d789358ef546af (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-12-16T16:29:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CHEMIN.pdf: 6748300 bytes, checksum: a6392fcbf31cc98156d789358ef546af (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-16T16:29:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CHEMIN.pdf: 6748300 bytes, checksum: a6392fcbf31cc98156d789358ef546af (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO ensino de literatura nos livros didáticos: reflexões sobre o espaço do texto literário e suas contribuições para a formação humanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHEMIN.pdf6,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.