Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3378
Type: Monografia
Title: Um olhar para o PIBID, subprojeto física, a partir de pesquisas de dissertações e teses
Author: Teikowski, Cassiane Fatima
First advisor: Santos, Rosemar Ayres dos
metadata.dc.contributor.referee1: Luchese, Thiago de Cacio
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Eliane Gonçalves dos
Resume: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica e com o contexto em que elas estão inseridas, conforme descrição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desse modo, objetivando verificar os resultados as pesquisas de mestrado e doutorado sobre o PIBID, mais especificamente, subprojeto Física, conhecer quais são as investigações realizadas sobre o ele, analisamos os resultados alcançados nas pesquisas apresentadas em dissertações e teses, referentes ao mesmo, que estão disponíveis na página do Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT), até o dia 13 de agosto de 2019. Utilizamos como metodologia de análise a Análise de Conteúdo, o corpus de análise esteve composto pelas teses e dissertações selecionadas no IBICT. Assim, identificamos os resultados alcançados nessas pesquisas, ressaltamos que na referida análise percebemos como o PIBID é de imensa importância para a formação inicial de professores e as dificuldades enfrentadas em sala de aula pelos professores e bolsistas.
Abstract: The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) is an action of the National Teacher Training Policy of the Ministry of Education (MEC) that aims to provide students in the first half of the undergraduate course with a practical approach to the daily life of public schools. Basic Education and the context in which they are inserted, as described by Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), thus aiming to verify the results of the masters and doctorate researches on PIBID, more specifically, Physical subproject. , to know what are the investigations carried out about it, we analyze the results achieved in the research presented in dissertations and theses, which are available on the page of the Brazilian Institute of Information on Sciences and Technology (IBICT), until the 13th of August 2019. We used as the analysis methodology the Co Analysis However, the corpus of analysis consisted of the theses and dissertations selected at IBICT. Thus, we identify the results achieved in these surveys, we emphasize that in this analysis we realize how the PIBID is of immense importance for the initial formation of teachers and the difficulties faced in the classroom by teachers and scholars.
Keywords: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia
Ensino de física
Análise de conteúdo
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3378
Issue Date: 28-Nov-2019
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEIKOWSKI.pdf921.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.