Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3384
Type: Monografia
Title: Aproximações no ensino de física: o estudo do pêndulo simples
Author: Mergen, Alecsander
First advisor: Luchese, Thiago de Cacio
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Márcio do Carmo
metadata.dc.contributor.referee2: Dulius, Marcos Alexandre
Resume: O uso de aproximações em Física é muito corriqueiro e necessário para possibilitar nossa compreensão de aspectos fundamentais do funcionamento da natureza. Pretende-se, neste trabalho, esclarecer que o uso de aproximações não é nenhum crime lógico, desde que as limitações inerentes a essas aproximações estejam claras ao investigador. Abordamos a aproximação utilizada no estudo de um pêndulo simples, onde adota-se, para pequenas oscilações, sen 𝜃 ≅ 𝜃, a fim de facilitar a investigação quantitativa do mesmo. Foi desenvolvido um aparato experimental para coleta de dados empíricos e foram analisadas algumas possíveis correlações entre o período do pêndulo e suas características construtivas, limitando o estudo à dependência direta do período com o comprimento e alcançando uma equação empírica capaz de realizar previsões do período para um dado comprimento. Além disso, foi abordado o estudo da teoria de erros afim de esclarecer sua utilização em estudos experimentais, evidenciando sua importância na hora de analisar os dados obtidos de um experimento, buscando esclarecer o motivo pelo qual pode-se ou não deixar de lado alguns termos de menor importância quando do estudo de um fenômeno físico. Através dessa abordagem buscou-se reconhecer a Física não como uma ciência exata, mas como uma ciência de boas aproximações, tornando-a ainda mais instigante, como uma filosofia natural.
Abstract: The use of approximations in Physics is very common and necessary to enable our understanding of fundamental aspects of the nature working. The purpose of this work is to clarify that the use of approximations is not a logical crime as long as the limitations inherent to these approximations are clear to the investigator. We address the approach used in the study of a simple pendulum, where it is adopted, for small oscillations 𝑠𝑖𝑛𝜃 ≅ 𝜃, in order to facilitate its quantitative investigation. An experimental apparatus was developed to collect empirical data, some possible correlations of the pendulum period with its constructive characteristics were analyzed, limiting the study to the direct dependence of the period with its length, thus achieving an empirical equation, capable of performing period predictions for a given length. In addition, the study of error theory was did in order to clarify its use in experimental studies, showing its importance at the time of analyzing the data obtained from an experiment, seeking to clarify the reason why some terms of minor importance can or cannot be left aside in the study of a physical phenomenon. Finally, it was sought through this approach to treat Physics not as an exact science, but as a science of good approximations, which makes it even more instigating, as a natural philosophy.
Keywords: Ensino de ciências
Física
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3384
Issue Date: 3-Jul-2019
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MERGEN.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.