Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRossi, João Carlos-
dc.date2015-12-08-
dc.date.accessioned2017-06-13T13:31:31Z-
dc.date.available2017-06-13T13:31:31Z-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/340-
dc.description.resumoAs mudanças ocorridas no paradigma pronominal do PB levaram, entre outras coisas, à extinção do clítico acusativo de terceira pessoa. Cyrino (1997) mostra que, no século XX, este clítico não está mais presente nos dados, tendo sido substituído pelo objeto nulo e pelo pronome lexical. Segundo Duarte (1989), o clítico só é usado por falantes altamente escolarizados e em situações formais. Diante disso, o presente trabalho objetiva empreender uma análise de dados de aquisição e aprendizagem de língua materna, tendo como foco as possibilidades de preenchimento da posição de objeto direto anafórico. Dados de Casagrande (2007, 2010) mostram que as crianças brasileiras não adquirem mais o clítico. Investigamos, então, como a escola possibilita à criança aprender uma forma linguística que não está mais presente no seu input. Para isso, analisamos dados orais, de produção espontânea de 55 alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. O resultado das análises evidenciou que os estudantes continuam sem empregar o clítico, mesmo após nove anos de escolarização. Um olhar para dados escritos, analisados por Costa (2010), mostra que, apesar de na escrita os alunos empregarem o clítico, este emprego ainda é cercado de dúvidas. Em suma, o que pudemos verificar é que algo que não faz parte do input da criança em aquisição se torna de difícil aprendizagem. Isso implica um olhar cuidadoso do professor ao lidar com estes fenômenos em sala de aula, no sentido de ser sensível a esse cenário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-12T19:33:00Z No. of bitstreams: 1 ROSSI.pdf: 308072 bytes, checksum: 98c6bb54a5c14d00a02b063d2dcfa9ba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T13:31:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSSI.pdf: 308072 bytes, checksum: 98c6bb54a5c14d00a02b063d2dcfa9ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-13T13:31:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSSI.pdf: 308072 bytes, checksum: 98c6bb54a5c14d00a02b063d2dcfa9ba (MD5) Previous issue date: 2015-12-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realeza-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectAprendizagem de língua maternapt_BR
dc.subjectObjeto diretopt_BR
dc.titleO objeto direto anafórico em português brasileiro: comparação entre dados de aquisição e de aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSSI.pdf300,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.