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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/340
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rossi, João Carlos | - |
dc.date | 2015-12-08 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-13T13:31:31Z | - |
dc.date.available | 2017-06-13T13:31:31Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-08 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/340 | - |
dc.description.resumo | As mudanças ocorridas no paradigma pronominal do PB levaram, entre outras coisas, à extinção do clítico acusativo de terceira pessoa. Cyrino (1997) mostra que, no século XX, este clítico não está mais presente nos dados, tendo sido substituído pelo objeto nulo e pelo pronome lexical. Segundo Duarte (1989), o clítico só é usado por falantes altamente escolarizados e em situações formais. Diante disso, o presente trabalho objetiva empreender uma análise de dados de aquisição e aprendizagem de língua materna, tendo como foco as possibilidades de preenchimento da posição de objeto direto anafórico. Dados de Casagrande (2007, 2010) mostram que as crianças brasileiras não adquirem mais o clítico. Investigamos, então, como a escola possibilita à criança aprender uma forma linguística que não está mais presente no seu input. Para isso, analisamos dados orais, de produção espontânea de 55 alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. O resultado das análises evidenciou que os estudantes continuam sem empregar o clítico, mesmo após nove anos de escolarização. Um olhar para dados escritos, analisados por Costa (2010), mostra que, apesar de na escrita os alunos empregarem o clítico, este emprego ainda é cercado de dúvidas. Em suma, o que pudemos verificar é que algo que não faz parte do input da criança em aquisição se torna de difícil aprendizagem. Isso implica um olhar cuidadoso do professor ao lidar com estes fenômenos em sala de aula, no sentido de ser sensível a esse cenário. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-12T19:33:00Z No. of bitstreams: 1 ROSSI.pdf: 308072 bytes, checksum: 98c6bb54a5c14d00a02b063d2dcfa9ba (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-13T13:31:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSSI.pdf: 308072 bytes, checksum: 98c6bb54a5c14d00a02b063d2dcfa9ba (MD5) Previous issue date: 2015-12-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de língua materna | pt_BR |
dc.subject | Objeto direto | pt_BR |
dc.title | O objeto direto anafórico em português brasileiro: comparação entre dados de aquisição e de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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