Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/340
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | O objeto direto anafórico em português brasileiro: comparação entre dados de aquisição e de aprendizagem |
Author: | Rossi, João Carlos |
Resume: | As mudanças ocorridas no paradigma pronominal do PB levaram, entre outras coisas, à extinção do clítico acusativo de terceira pessoa. Cyrino (1997) mostra que, no século XX, este clítico não está mais presente nos dados, tendo sido substituído pelo objeto nulo e pelo pronome lexical. Segundo Duarte (1989), o clítico só é usado por falantes altamente escolarizados e em situações formais. Diante disso, o presente trabalho objetiva empreender uma análise de dados de aquisição e aprendizagem de língua materna, tendo como foco as possibilidades de preenchimento da posição de objeto direto anafórico. Dados de Casagrande (2007, 2010) mostram que as crianças brasileiras não adquirem mais o clítico. Investigamos, então, como a escola possibilita à criança aprender uma forma linguística que não está mais presente no seu input. Para isso, analisamos dados orais, de produção espontânea de 55 alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. O resultado das análises evidenciou que os estudantes continuam sem empregar o clítico, mesmo após nove anos de escolarização. Um olhar para dados escritos, analisados por Costa (2010), mostra que, apesar de na escrita os alunos empregarem o clítico, este emprego ainda é cercado de dúvidas. Em suma, o que pudemos verificar é que algo que não faz parte do input da criança em aquisição se torna de difícil aprendizagem. Isso implica um olhar cuidadoso do professor ao lidar com estes fenômenos em sala de aula, no sentido de ser sensível a esse cenário. |
Palabras clave : | Aquisição da linguagem Aprendizagem de língua materna Objeto direto |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Realeza |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/340 |
Fecha de publicación : | 8-dic-2015 |
Aparece en las colecciones: | Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSSI.pdf | 300.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.