Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3428
Tipo: Monografia
Título: O uso de jogos lúdicos como tratamento remediativo em alunos diagnosticados com dislexia
Autor(es): Vorpagel, Mônica Seidel
Primeiro Orientador: Batista, Jeize de Fátima
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Segundo membro da banca: Ziesmann, Cleusa Inês
Resumo: O referente artigo parte da necessidade de refletir acerca de ferramentas específicas e que contribuam para uma prática pedagógica que atenda as dificuldades e especificidades de crianças e jovens diagnosticados com dislexia. Dessa maneira, o objetivo principal deste estudo é analisar de forma qualitativa a eficácia, ou não, da utilização de jogos lúdicos na reeducação da leitura e na consciência fonológica de alunos diagnosticados com dislexia. A pesquisa foi desenvolvida por um período de um ano e contemplou um grupo de seis alunos diagnosticados com dislexia regularmente matriculados em escolas do Município de Cerro Largo, situado na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Com a análise dos resultados obtidos, chegamos à conclusão que os jogos lúdicos são uma ferramenta atrativa e motivadora, sendo que simplificam e favorecem a aprendizagem. Os resultados demonstraram uma melhora significativa na leitura e na consciência fonológica dos participantes da pesquisa. A dislexia não possui cura, porém com metodologias diferenciadas as dificuldades e limitações podem ser amenizadas.
Abstract/Resumen: Este artículo parte de la necesidad de reflexionar acerca de las herramientas específicas que contribuyen a una práctica pedagógica que responda a las dificultades y especificidades de los niños y jóvenes diagnosticados con dislexia. Por lo tanto, el objetivo principal de este estudio es analizar cualitativamente la eficacia, o no, del uso de juegos lúdicos en la reeducación de la lectura y la conciencia fonológica de los estudiantes diagnosticados con dislexia. La investigación se desarrolló durante un período de un año e incluyó a un grupo de seis estudiantes diagnosticados con dislexia matriculados regularmente en escuelas del municipio de Cerro Largo, ubicado en el noroeste del estado de Rio Grande do Sul. Con el análisis de los resultados obtenidos, llegamos a la conclusión de que los juegos lúdicos son una herramienta atractiva y motivadora que simplifica y favorece el aprendizaje. Los resultados mostraron una mejora significativa en la lectura y la conciencia fonológica de los participantes de la investigación. La dislexia no tiene cura, pero con diferentes metodologías las dificultades y limitaciones pueden suavizarse.
Palavras-chave: Aprendizagem
Lúdico
Dislexia
Transtornos da leitura
Transtornos de aprendizagem
Inclusão escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3428
Data do documento: 13-Ago-2019
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VORPAGEL.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.